quarta-feira, 20 de junho de 2012

Apresentação final de Exercícios de Teatro

O professor Sérgio Machado convida toda a comunidade escolar a assistir à apresentação final de Exercícios de Teatro, que decorrerá nos dias 25 e 26 de junho, às 21 horas, no Teatro Experimental Flaviense.

Balanço do trabalho realizado na Oficina de Teatro e Desporto Escolar

Oficina de Teatro
        


O TEATRO SAIU À RUA. Este bem que poderia ser o título do último exercício realizado pela turma D do 9º ano. Numa iniciativa arrojada, os alunos prepararam, encenaram e realizaram pequenas situações do quotidiano durante as aulas de Oficina de Teatro do terceiro período. Respondendo ao desafio lançado pelo professor Sérgio Machado, durante as 10 e as 12:30 horas do dia 6 de Junho, ciganas, chinesas, videntes, travestis, etc saíram pelas ruas da cidade de Chaves e animaram os transeuntes que responderam de forma magnífica. No espaço da feira semanal de Chaves, no Mercado Municipal e no Largo do Arrabalde foram apresentados os diferentes quadros, com os alunos a captarem o interesse de todos, a arrancarem gargalhadas e até interações espontâneas de quem assistia e/ou passava. Esta iniciativa contou com o acompanhamento muito profissional e simpático de dois agentes da PSP que demonstraram grande disponibilidade na ajuda da efetivação das atividades. 

       


Culminando um ciclo de três anos (7º, 8º e 9º) de lecionação da disciplina, ficou bem evidente a evolução, o desenvolvimento de competências, qualidades e capacidades nas performances dos alunos em diferentes realizações durante o presente ano letivo: “A última Ceia...antes do Natal”; “A Grande Inauguração”; e “Ralações de Amor”. Mais uma vez, em contexto completamente distinto das anteriores, os alunos desta turma demonstraram a sua qualidade enquanto intérpretes e atores concretizando plenamente os objetivos da disciplina e ultrapassando largamente as expetativas iniciais. 

Este “projeto” pioneiro iniciou-se nesta escola no ano letivo 2009/2010, com as atuais turmas A e D do 9º ano. Apesar de algumas restrições materiais e espaciais, o sucesso da disciplina fez-se sentir nos alunos, nos professores e em toda a escola. Este deve-se em parte ao sr. Rufino, diretor do Teatro Experimental Flaviense, que disponibilizou o espaço e todas as vertentes técnicas disponíveis para a realização das aulas de Oficina de Teatro. 

Também a turma B do 7º ano, no seu ano de estreia, apresentou à comunidade escolar uma pequena peça intitulada “O talento dos professores não me é estranho” na manhã do dia 15 de junho, fechando com chave de ouro o ano letivo. Muito ansiosos e motivados pisaram o palco pela primeira vez, divertindo e animando a plateia de alunos e professores. 

Convidam-se todos os interessados a deslocarem-se ao Teatro Experimental Flaviense nos próximos dias 25 e 26 de junho, pelas 21 horas, onde as turmas de 7º, 8º e 9º ano vão apresentar alguns trabalhos desenvolvidos na disciplina

Com o futuro incerto da nossa disciplina, o professor de Oficina de Teatro deixa aqui a certeza de que não deixará morrer a expressão dramática na nossa escola. Também pretende expressar um sentido agradecimento a todos que, com ele, partilharam esta montanha mágica de tempo de prazer. Desta maneira conseguiram que, apesar das contrariedades da profissão, eu acrescentasse à minha existência, o verdadeiro tempo vivido. 



Desporto Escolar


No ano letivo que agora termina a escola disponibilizou quatro modalidades desportivas integradas nos quadros competitivos de Desporto Escolar: 
  • Voleibol Feminino Juvenil - treinador professor César Magalhães; 
  • Natação, todos os escalões e ambos os sexos - treinador professor Paulo Rodrigues; 
  • Futsal Feminino Iniciadas - treinadora professora Regina Seixas; 
  • Ginástica Acrobática, todos os escalões e ambos os sexos - treinador professor Sérgio Machado. 
Com as equipas da nossa escola a participarem regularmente nos quadros competitivos distritais, alguns resultados merecem destaque: a consagração de campeões distritais (equipa de Futsal e par masculino e misto de Ginástica Acrobática), participação e o apuramento e participação honrosa de alunos de natação nos Regionais da modalidade; o apuramento e participação de quatro grupos de Ginástica Acrobática nos Regionais da modalidade, onde obtiveram os melhores resultados de sempre. 

De salientar que, graças ao trabalho desenvolvido em meio escolar, os alunos Francisco Martins, Diogo Graça, Ângela Freitas, Mariana Santos e Sara Santos, foram convidados a integrar o elenco do teatro musical “A pequena Sereia”, produção e realização da Academia de Artes de Chaves, apresentado entre 24 e 27 de maio, onde realizaram uma coreografia de Ginástica Acrobática de Conjunto. 

Mantendo a tradição de responder às diferentes solicitações, o grupo de acrobática participou nas festas de encerramento do 2º e 3º períodos do Centro Escolar de Santa Cruz da Trindade, onde apresentou os seus novos esquemas de pares, trios, quintetos e de grupo. Este último, integrando cerca de 20 alunos pertencentes a diferentes escolas da cidade, foi o corolário de todo o trabalho desenvolvido. Obrigado a todos pelos resultados obtidos e até muito breve...

Professor  Sérgio Machado

Sem comentários:

Enviar um comentário