quinta-feira, 10 de maio de 2012

Dia da Europa - 9 de maio

mapaeuropa.com.br

As ideias que estão na base da União Europeia foram formuladas, pela primeira vez, em 9 de Maio de 1950 pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros francês Robert Schuman. Esse dia é comemorado todos os anos como um momento fundamental para a criação da UE.


No dia 9 de Maio, o Dia da Europa, comemora-se o aniversário da «declaração Schuman». Discursando em Paris em 1950, Robert Schuman, Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, propôs uma nova forma de cooperação política para a Europa, que tornaria impensável uma nova guerra entre os países da Europa. A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia supranacional encarregada de gerir a produção em comum de carvão e aço. Um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções que entrou em vigor em Julho de 1952.



Considera-se o que é hoje a União Europeia teve início com a proposta de Schuman. Numa cimeira europeia que teve lugar em Milão, em 1985, foi decidido comemorar o «Dia da Europa» a 9 de Maio.



O Dia da Europa é uma oportunidade para organizar festividades e eventos destinados a aproximar as instituições europeias do público e os povos europeus entre si.



Sem comentários:

Enviar um comentário