terça-feira, 24 de abril de 2012

Notícia do GTBEC


Encontros com o escritor David Machado  




Nos dias 16 e 17 de abril de 2012 o escritor David Machado esteve em Chaves a convite do Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares de Chaves (GTBEC). Foram dois dias completamente preenchidos com sessões para alunos nas seis escolas e agrupamentos envolvidos e ainda uma sessão aberta à comunidade na noite do dia 16 na Biblioteca Municipal, que cedeu as suas instalações.

Em todas as escolas os auditórios estiveram lotados com alunos que conheciam as suas obras ou que as tinham trabalhado no âmbito do Plano Nacional de Leitura (ensino básico), do Concurso Nacional de Leitura (para cuja 1ª fase foram selecionados dois dos seus romances) ou dos contratos de leitura (ensino secundário). Uma vez que a atividade estava planeada desde o início do ano letivo, a divulgação da vida e obra do autor foi sendo feita ao longo do primeiro e segundo períodos, abrangendo um público desde o pré-primário ao secundário, dado que o autor publica não só romances mas também livros infantis.

Na realização deste evento há a destacar alguns aspetos fundamentais, sem os quais talvez a sua concretização não tivesse sido possível:


- O trabalho feito pela parceria estabelecida entre os professores bibliotecários (GTBEC) permitiu distribuir os custos da deslocação do escritor pelas seis escolas e agrupamentos do concelho, reduzindo substancialmente o montante investido por cada um;

- O trabalho colaborativo efetuado pelas bibliotecas escolares e pelos educadores e professores (sobretudo de Língua Portuguesa no 2º e 3º ciclos do ensino básico e no ensino secundário) permitiu dar as mesmas oportunidades de participação a todos os alunos do concelho;

- A colaboração da Câmara Municipal, através da cedência das instalações da Biblioteca Municipal, tornou possível alargar à comunidade um evento de promoção do livro e da leitura;

- A participação de um livreiro local permitiu a realização de feiras do livro (do autor ou mais alargadas) em todos os locais onde se realizaram os encontros.

O Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares de Chaves 

(Imagens recolhidas da sessão efetuada na Escola Secundária Dr. Júlio Martins, que inaugurou “oficiosamente” o novo auditório, uma vez que a escola se encontra neste momento em obras de requalificação pela Parque Escolar)

Sem comentários:

Publicar um comentário