terça-feira, 8 de maio de 2012

Apresentação do livro "Na Demanda do Ideal"


A Biblioteca Escolar gostaria de contar com a vossa presença no lançamento do livro "Na Demanda do Ideal", de Armando Sena, tanto mais que o autor foi professor de Eletrotecnia na nossa escola nos anos letivos de 1992 e 1993. E como é sempre bom ouvir um escritor falar dos seus livros, será certamente um evento muito interessante. Dia 12 de maio, sexta-feira, na Biblioteca Municipal de Chaves às 18h30.


"Este romance baseia-se em factos reais, polvilhados com eventos ficcionados, tendo como base o "salto", termo que se usava para descrever a emigração ilegal que ocorria no Início da década de sessenta do século passado e a ida massiva de portugueses para o estrangeiro, especialmente para França, fugindo da fome e da miséria. O fio condutor é o triunfo da persistência sobre as dificuldades, uma ode ao Amor, para lá de todas as vicissitudes, desavenças e percalços.

(Armando Sena)

sábado, 5 de maio de 2012

2 de maio - Dia da Escola e da prova distrital do CNL


Durante todo o dia houve na escola animação, convívio, entretenimento... e muito trabalho! Parabéns a todos os que estiveram envolvidos nas atividades desse dia.


Toda a reportagem fotográfica feita pelo professor Jorge Geraldes pode ser vista aqui

Entretanto houve sete pessoas que não puderam assistir à festa. Os seis alunos apurados para a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura (Adriana, Diana, Nuno, Fábio, Catarina e Soraia), acompanhados pela professora bibliotecária, tiveram de se deslocar Murça, em representação da escola,  para a realização da prova. Parabéns para eles também, para nós são sempre vencedores!


sexta-feira, 4 de maio de 2012

Autor de Maio

João Aguiar nasceu em Lisboa em 1943 e faleceu em 2010. Licenciou-se em Jornalismo pela Universidade Livre de Bruxelas, tendo trabalhado como jornalista na imprensa, na rádio e na televisão. Iniciou a sua carreira literária com quarenta anos e o seu primeiro romance foi A Voz dos Deuses (1984), um dos livros mais vendidos em Portugal nos últimos anos. Escreveu guiões para programas de televisão e argumentos para cinema (Rua Sésamo, Inês de Portugal, etc.). Obras: A Voz dos Deuses (romance, 1984), O Homem sem Nome (romance, 1986), O Trono do Altíssimo (romance, 1988), O Canto dos Fantasmas (contos, 1ª ed. em 1990 pelas Publicações Dom Quixote; 2ª ed., 1999, pelas Edições Asa), Os Comedores de Pérolas (romance, 1992), A Hora de Sertório (romance, 1994), A Encomendação das Almas (romance, 1995), O Navegador Solitário (romance, 1996), Inês de Portugal (romance, 1997), O Dragão de Fumo (romance, 1998), A Catedral Verde (romance, 2000), Diálogo das Compensadas (romance, 2001), Uma Deusa na Bruma (romance, 2003), O Sétimo Herói (romance, 2004), O Jardim das Delícias (romance, 2005), Lapedo – Uma Criança no Vale (ensaio, 2006), O Priorado do Cifrão (romance, 2008). João Aguiar é também autor de três colecções juvenis: O Bando dos Quatro (Edições Asa), Pedro & Companhia e Sebastião e os Mundos Secretos (Presença). 

Fonte: Projecto Vertical

Poema de Maio



É preciso acreditar, É preciso acreditar

que o sorriso de quem passa

é um bem para se guardar

que é luar ou sol de graça

que nos vem alumiar ... com amor alumiar


É preciso acreditar, É preciso acreditar

que a canção de quem trabalha

é um bem para se guardar

E não há nada que valha

a vontade de cantar ... a qualquer hora cantar


É preciso acreditar, É preciso acreditar

que uma vela ao longe solta

é um bem para se guardar

que se um barco parte ou volta

passará no alto mar ... e é livre o alto mar


É preciso acreditar, É preciso acreditar

Que esta chuva que nos molha

é um bem para se guardar

que há sempre terra que colha

um ribeiro a despertar .... para um pão por despertar.


Leonel Neves. Poema musicado e cantado por Luís Goes

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Um dia com os media


No dia 3 de maio, várias entidades ligadas à comunicação e à educação para os media vão lançar, pela 1ª vez, a iniciativa Um dia com os media, que visa promover o espírito crítico e a criatividade relativamente aos meios de comunicação.

A RBE e o PNL associam-se a esta iniciativa convidando os alunos dos diferentes ciclos de ensino a responderem, através de um slogan, à questão Como seria a vida sem os media?
Conseguimos, hoje, imaginar a vida sem telemóvel, televisão ou computador? Uma vida onde não dispuséssemos de internet? Uma vida sem livros, jornais, revistas ou cinema? Uma vida onde não existisse consola de jogos, mp3, mp4,tablets, youtube, facebook ou outros dispositivos e redes de comunicação recentes? Como seria essa vida? Que sentido teria? Que sentimento nos provocaria?

É este o desafio que a organização propõe aos alunos: criar uma frase que represente a ideia de uma vida sem as tecnologias e aplicações de comunicação que não dispensam no seu dia a dia.

Será atribuído, por níveis de ensino e a nível nacional, um tablet ao autor do melhor slogan apresentado em cada um dos seguintes escalões: alunos dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico; alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário.

As frases/ ideias premiadas servirão de slogan para campanhas semelhantes a realizar em 2013.

Será colocada, na Biblioteca Escolar, uma caixa identificada com a iniciativa Como seria a vida sem os media?, na qual os alunos podem depositar a frase/ ideia produzida, do dia 3 ao dia 8 de maio.


terça-feira, 1 de maio de 2012

Nova página no blogue

O nosso blogue  criou uma nova página para publicação de trabalhos que os alunos realizam nas várias disciplinas, sobretudo os que utilizam as TIC e o apoio da Biblioteca Escolar. Serão publicados todos os trabalhos que os professores nos entreguem. Se quiserem, já podem ir já espreitar alguns... 


Os trabalhos que forem chegando serão também, dentro do possível, colocados em destaque na barra lateral.

1.º de Maio - Dia do Trabalhador


  •  Todos os anos, no dia 1 de Maio, comemora-se, em todo o mundo, o Dia do Trabalhador.
  • As origens do Dia do Trabalhador não são muito recentes. A história deste dia começa no séc. XIX.
  • Nessa época, abusava-se muito dos trabalhadores, porque chegavam a trabalhar entre 12 e 18 horas por dia, o que era muito cansativo e até prejudicial à saúde!
  •  Já há algum tempo que os reformadores sociais (aqueles que propunham reformas, ou seja, mudanças na sociedade) defendiam que o ideal era dividir o dia em três períodos: 8 horas para trabalhar, 8 horas para dormir e 8 horas para o resto, o que incluía a diversão.
  •  Foi com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diárias que, no dia 1 de Maio de 1886, milhares de trabalhadores de Chicago (EUA) se juntaram nas ruas para protestar contra as suas más condições de trabalho.
  • A manifestação devia ter sido pacífica, mas as forças policiais tentaram pará-la, o que resultou em feridos e mortos.
  •  Este acontecimento ficou conhecido como "os Mártires de Chicago", por causa das pessoas que foram feridas e mortas só por estarem a lutar pelos seus direitos.
  • Quatro dias depois, houve uma nova manifestação pela redução do horário de trabalho e melhores condições.
  •  Mais uma vez, a polícia virou-se contra os manifestantes e acabou por prender 8 pessoas, 5 das quais foram condenadas à forca!
  • Como o povo estava cada vez mais revoltado, estas condenações só serviram para "deitar mais achas na fogueira" e despertar a atenção de todo o mundo.
  •  Em 1888, dois anos depois destes acontecimentos, os presos foram libertados por um júri que reconheceu que os trabalhadores estavam inocentes.
  • Em 1889, o Congresso Internacional em Paris decidiu que o dia 1 de Maio passaria a ser o Dia do Trabalhador, em homenagem aos "mártires de Chicago".
  •  Só em 1890, os trabalhadores americanos conseguiram alcançar a sua meta das 8 horas de trabalho diárias!
  • Em Portugal, devido ao facto de ter havido uma ditadura durante muito tempo, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se passou a comemorar publicamente o Primeiro de Maio.
  • Sabias que só a partir de Maio de 1996 é que os trabalhadores portugueses passaram a trabalhar 8 horas por dia?


AENA no Stand PNL, na Qualific@

No dia 27 de abril, sexta-feira, o Agrupamento de Escolas Nadir Afonso marcou presença no Stand do PNL na Qualific@, uma importante Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego que decorreu na Exponor entre os dias 26 e 29 de abril, com a comparência de organismos e instituições públicos, ligados àquelas áreas.
O convite endereçado pelo PNL pretendia a dinamização de uma Oficina de Leitura e Escrita, com atividades interessantes e apelativas, para um espaço aberto a públicos diversos, mas semelhantes às que habitualmente os nossos alunos realizam em sala de aula / biblioteca escolar, e capazes de desenvolver competências e mobilizar saberes. 
As três atividades escolhidas para a Oficina Ler |Interagir |Criar dinamizada na Qualific@ associaram leitura e escrita: À descoberta das palavras que dão sentido a excertos de obras de autores reconhecidos; A Ciência na Poesia com preenchimento online de textos lacunares, onde o conhecimento científico determina o sucesso dos desafios e os Cubos da notícia em que cada face decide o caminho da escrita de uma notícia.
A adesão à Oficina foi bastante boa e os visitantes da feira puderam ainda visualizar um conjunto de filmes, elaborados pela Biblioteca Escolar, das atividades realizadas no âmbito do Projeto aLeR+ e do seu Plano de Atividades ao longo do presente ano letivo.
As professoras bibliotecárias reconhecem o empenho e profissionalismo com que os seis alunos do 3º ciclo (Jéssica Pires, Márcio Teixeira, Rute Cardoso, Amanda Rudgeri, Jéssica Gomes e Amanda Rodrigues) monitores da Oficina Ler |Interagir |Criar participaram na Feira Qualific@ e destacam o importante contributo da CIBE, Dra. Maritza Dias, tanto na planificação/concretização deste projeto com na sua disponibilidade e apoio durante todo o evento.


Fonte: Blogue das Bibliotecas Escolares Nadir Afonso

Também pode ver a notícia saída no jornal @tual no dia 15 de maio aqui

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Programação do Dia da Escola (2 de maio)


Na próxima quarta-feira, 2 de maio, a Escola Secundária Dr. Júlio Martins vai comemorar mais um aniversário. Ao lado encontramos o programa das atividades e em baixo o cartaz de anúncio de duas delas, uma promovida conjuntamente pelas áreas disciplinares e Espanhol e Economia - A crise de 1929 e a Crise de 2008 - e outra pelo grupo de Espanhol, com a exibição de um documentário sobre o "Titanic", cujo naufrágio ocorreu há 100 anos.

Informamos ainda que, nesse dia, a biblioteca escolar também fará parte das comemorações... de uma forma diferente. Os alunos selecionados para a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura, acompanhados pela professora bibliotecária e por alunos e professores bibliotecários das outras escolas do concelho, deslocar-se-ão a Murça para a realização da prova de seleção.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Poema de Abril





ABRIL DE ABRIL 


Era um Abril de amigo Abril de trigo 
Abril de trevo e trégua e vinho e húmus 
Abril de novos ritmos novos rumos 

Era um Abril comigo Abril contigo 
Ainda só ardor e sem ardil 
Abril sem adjectivo Abril de Abril 

Era um Abril na praça Abril de massas 
Era um Abril na rua Abril a rodos 
Abril de sol que nasce para todos 

Abril de vinho e sonho em nossas taças 
Era um Abril de clava Abril em acto 
Em mil novecentos e setenta e quatro 

Era um Abril viril Abril tão bravo 
Abril de boca a abrir-se Abril palavra 
Esse Abril em que Abril se libertava 

Era um Abril de clava Abril de cravo 
Abril de mão na mão e sem fantasmas 
Esse Abril em que Abril floriu nas armas 

terça-feira, 24 de abril de 2012

25 de abril

A propósito da comemoração dos 25 anos do 25 abril, o Instituto Camões dedicou, em 1999, o n.º 5 da sua revista Camões, à Revolução dos Cravos, uma edição disponível agora em formato digital (pdf). Artigos de Manuel Alegre, Urbano Tavares Rodrigues, Edite Estrela, Diana Andringa, João Pinharanda, Álvaro Guerra, José Jorge Letria, Cecília Barreira e muitos outros.

Lembramos ainda que pode consultar a página Centro de Documentação do 25 de Abril, da Universidade de Coimbra,  e esta mesma noite, de 24 para 25, seguir passo a passo a revolução através da página do facebook do mesmo Centro.