Durante todo o dia houve na escola animação, convívio, entretenimento... e muito trabalho! Parabéns a todos os que estiveram envolvidos nas atividades desse dia.
Toda a reportagem fotográfica feita pelo professor Jorge Geraldes pode ser vista aqui
Entretanto houve sete pessoas que não puderam assistir à festa. Os seis alunos apurados para a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura (Adriana, Diana, Nuno, Fábio, Catarina e Soraia), acompanhados pela professora bibliotecária, tiveram de se deslocar Murça, em representação da escola, para a realização da prova. Parabéns para eles também, para nós são sempre vencedores!


Todos os anos, no dia 1 de Maio, comemora-se, em todo o mundo, o Dia do Trabalhador.
Já há algum tempo que os reformadores sociais (aqueles que propunham reformas, ou seja, mudanças na sociedade) defendiam que o ideal era dividir o dia em três períodos: 8 horas para trabalhar, 8 horas para dormir e 8 horas para o resto, o que incluía a diversão.
Foi com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diárias que, no dia 1 de Maio de 1886, milhares de trabalhadores de Chicago (EUA) se juntaram nas ruas para protestar contra as suas más condições de trabalho.
Este acontecimento ficou conhecido como "os Mártires de Chicago", por causa das pessoas que foram feridas e mortas só por estarem a lutar pelos seus direitos.
Mais uma vez, a polícia virou-se contra os manifestantes e acabou por prender 8 pessoas, 5 das quais foram condenadas à forca!
Em 1888, dois anos depois destes acontecimentos, os presos foram libertados por um júri que reconheceu que os trabalhadores estavam inocentes.
Só em 1890, os trabalhadores americanos conseguiram alcançar a sua meta das 8 horas de trabalho diárias!




