quarta-feira, 18 de abril de 2012

terça-feira, 17 de abril de 2012

Reabertura do Gabinete de Apoio ao Aluno




A partir do dia 19 de abril reabrirá o “Gabinete de Atendimento ao Aluno”, assegurado pelas enfermeiras Carla Santos e Lucinda Jorge do Centro de Saúde nº 1, no seguinte horário e local:

2ª Feira: 9.45h – 10.30h
5ª Feira – 14.30h – 15.15h
Gabinete anexo ao ginásio
Objetivos:
·         Promover o desenvolvimento harmonioso dos alunos a todos os níveis, assim como a sua plena integração na escola;
·         Ouvir e aconselhar os alunos sobre aspetos relacionados com a sua saúde em geral e, se necessário, sugerir ou providenciar, na medida do possível, um acompanhamento médico mais específico;
·         Colaborar no desenvolvimento de projetos ligados à saúde escolar.


O Grupo de trabalho do Projeto de Educação para a Saúde

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Semana da Leitura - 16 a 20 de abril

Como vai sendo hábito, a Biblioteca Escolar promove este ano mais uma Semana da Leitura, iniciativa que visa promover os hábitos de leitura na comunidade escolar.Para isso contamos com a colaboração de toda a escola pois, sem ela, nada faz sentido.

Das atividades a realizar destacamos as seguintes:

Segunda-feira - Encontro do escritor David Machado com os alunos de todas as turmas de 9º e 11º anos, que leram as suas obras para o Concurso Nacional de Leitura, nas aulas ou em contratos de leitura. (*) (**)

Terça-feira - Leitura de um texto de Fernando Pessoa (a origem do conto do vigário) na primeira aula do dia de todas as turmas.

Quarta-feira - Sessão de Poesia na Biblioteca Escolar, no intervalo grande da manhã.

Quinta-feiraA poesia tem a ver com tudo...Leitura de um poema em cada aula do dia, relacionado com temas da respetiva disciplina. 

Sexta- feira - Entrega de prémios promovidos pela Biblioteca Escolar: 
Três primeiros classificados no CNL (1ª fase) do 3º Ciclo e do Secundário
Três primeiros classificados na fase de escolas do concurso "Faça lá um poema"
Vencedor do desafio do "Dia das Bibliotecas Escolares"
Vencedor do "Postal de Natal"
Melhor Leitor

 (*)  Haverá outra sessão com o escritor às 21 horas na Biblioteca Municipal, aberta a toda a comunidade.

(**) Entre as 14h30 e as 15h30 as obras de David Machado estarão à venda na Biblioteca, de modo a possam ser pedidos autógrafos no final de cada sessão. 

sábado, 24 de março de 2012

Encontro com David Machado - Leituras para as férias





Que tal requisitares os livros do escritor na BE e levá-los para ler nas férias? Lembramos que David Machado realizará aqui na escola um encontro com alunos de 9º e 11º anos, onde também poderás adquirir os seus livros para ele autografar. Uma oportunidade a não perder!





Entretanto, Páscoa Feliz e Boas Férias !

"Ralações de amor" - Sessão de 23 de março na sala do TEF

A primeira sessão da apresentação final de 2º período dos alunos de Oficina de Teatro do professor Sérgio Machado, turmas A e B do 9º ano, realizou-se na sala do Teatro Experimental Flaviense no dia 23 de março.
O espetáculo iniciou-se com a apresentação de três números de Ginástica Acrobática, realizados pelos alunos do Grupo de Desporto Escolar Francisco, Diogo, Sara, Mariana e Ângela, o último dos quais envolveu os cinco alunos em simultâneo ao som da célebre música de Pablo Albóran e Carminho, “Perdóname”.
De seguida, foram apresentados quadros relativos a situações do nosso dia-a-dia escolar, político e social, com destaque para a “guerra” de audiências entre a RTP e a TVI.
Os quadros relativos às “Ralações de Amor”, ilustrando o amor nas várias fases da vida, terminaram o espetáculo, que terá uma segunda sessão no próximo domingo, 25 de março às 21h, no mesmo sítio. 

quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia Mundial da Água

Exposição dos trabalhos realizados na biblioteca pelos alunos do 11ºB para a disciplina de Física e Química com a professora Lília Pinto.


quarta-feira, 21 de março de 2012

Amanhã é o Dia Mundial da Água

E já que hoje é o Dia da Poesia, aqui vai um Poema cedido à biblioteca pela professora Lília Pinto:

Lição sobre a Água

Este líquido é água
Quando pura
é inodora, insípida e incolor.
Reduzida a vapor,
sob alta tensão e alta temperatura,
move os êmbolos das máquinas que, por isso,
se denominam máquinas de vapor.

É bom dissolvente.
Embora com excepções mas de um modo geral,
dissolve tudo bem, ácidos, bases e sais.
congela a zero graus centesimais
e ferve a 100, quando à pressão normal.

Foi neste líquido que numa noite cálida de Verão,
sob o luar gomoso e branco de camélia,
apareceu a boiar o cadáver de Ofélia
com um nenúfar na mão.

António Gedeão

RALAÇÕES DE AMOR - Teatro de 9º Ano



A BE informa que o exercício de 2º período das turmas do 9º ano de Oficina de Teatro, do professor Sérgio Machado, intitulado “RALAÇÕES DE AMOR”, terá lugar no Teatro Experimental Flaviense (na Rotunda do Monumento) e também englobará exibições do Grupo Equipa de Desporto Escolar de Ginástica Acrobática.

Sessões

Sexta-feira, dia 23 de março, pelas 10.30 horas
Domingo, dia 25 de março, pelas 21 horas.

Para informações adicionais e aquisição de bilhetes é favor contactar pessoalmente o professor Sérgio Machado.

Dia Mundial da Floresta e da Árvore / Dia Internacional da Poesia




segunda-feira, 19 de março de 2012

«O Papel da Leitura sem Papel» por Carlos Pinheiro

Apresentação de Carlos Pinheiro de suporte à sua comunicação no II Encontro de Rede de Bibliotecas Escolares do Peso da Régua:

domingo, 18 de março de 2012

Ação de Formação INE/RBE



Organizada pela BE, decorreu no dia 14 de março de 2012, das 14 às 17horas,  uma acção de formação promovida pelo INE (Instituto Nacional de Estatística) e RBE (Rede de Bibliotecas Escolares), em que estiveram presentes 15 professores da escola.