segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Vitrina e Espaço Arte - Fevereiro 2012

Livros, objetos variados e informação sobre telecomunicações - telégrafo, telefone, rádio e televisão - expostos na vitrina, para complementar a exposição dos trabalhos sobre este tema que os alunos do 11ºA e 11ºB realizaram para as professoras Helena Granjo e Lília Pinto, na disciplina de Física e Química.

E, em breve, uma surpresa: O 11ºB vai publicar os seus trabalhos de pesquisa em ebook, trabalho que vão realizar também com o apoio da biblioteca escolar.







(Se tiver dificuldade em ver o slideshow pode ver as fotografias no Espaço Arte )

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Ler em português

A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura promovem, em 2011/12, a 1ª edição do concurso Ler em Português, com o intuito de promover a utilização da Língua Portuguesa, aumentar as práticas de leitura e aprofundar a troca de experiências entre alunos e professores portugueses e norte-americanos.
Mais informações ou esclarecimentos sobre o concurso Ler em Português podem ser consultadas no sítio www.lerportugues.net ou solicitadas, por correio eletrónico, para info@lerportugues.net.

Jovens Criativos Empreendedores para o Século XXI



"O INOVA é um concurso nacional de empreendedorismo dirigido aos jovens do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário e tem como objetivo principal fomentar nos jovens atitudes criativas, inovadoras e empreendedoras.

O INOVA
é uma iniciativa conjunta da Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular (DGIDC) do Ministério da Educação e Ciência. do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ), do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias e Empresas e à Inovação, I.P. (IAPMEI)."

As inscrições estão aberta até ao próximo dia 20 de Fevereiro.

A Direção Regional de Educação do Norte, através do Gabinete de Inovação, Formação e Tecnologias (gift@dren.min-edu.pt), disponibiliza-se para apoiar as escolas"

Para mais informações: http://www.dgidc.min-edu.pt/index.php?s=noticias¬icia=231

Concurso Inês de Castro

O Concurso Inês de Castro, iniciativa conjunta do Plano Nacional de Leitura e da Fundação Inês de Castro com o patrocínio da YDreams, dá continuidade ao desafio lançado no ano anterior às escolas, aos alunos e aos professores para, em torno do romance de D. Pedro e D. Inês de Castro, construírem uma Caça ao Tesouro – Percursos de Pedro e Inês.

O tema central dos trabalhos a concurso tem por base o romance de D. Pedro e D. Inês de Castro, a partir do qual serão concebidos – Percursos de Pedro e Inês, que podem ser elaborados a partir de diferentes áreas / domínios e deverão configurar uma Caça ao Tesouro.


  • Inscrição - até 23 de Março de 2012 (impreterivelmente)
  • Publicação da lista de escolas a concurso - 30 de Março 2012
  • Publicação da lista de premiados e dos prémios - 30 de Abril 2012

Para ficares a saber tudo sobre a 4ª edição deste concurso, consulta o Regulamento disponível no sitio do Plano Nacional de Leitura.
   

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Nem só de computadores vivem os trabalhos de pesquisa...

Na biblioteca, a professora Teresa Castro orienta os seus alunos de Psicologia do 12ºB para a pesquisa em livros e enciclopédias.


Enquanto um grupo de alunos do 11ºA ultima o trabalho para entregar à professora Helena Granjo, de Física e Quimíca.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Parabéns à Inês, à Sara e à Márcia, do 11ºB!

Parabéns também a quem as incentivou e orientou, as professoras Isabel Margarida Dias e Lília Pinto!

O trabalho realizado pelas alunas Inês Melo, Sara Esteves e Márcia Natividade no âmbito do concurso "Jovens Jornalistas de Ciência", promovido pelo projeto "Ciência Hoje", ficou em 17º lugar a nível nacional (147 equipas inscritas), estando já a equipa preparada para iniciar os trabalhos da próxima ronda.

A equipa, que escolheu o criativo nome de Telegeornal, realizou um inquérito aos flavienses sobre o tema: "O que faria se fosse cientista?" e os resultados desse trabalho podem ser vistos aqui.
As alunas aguardam agora que lhes seja comunicado qual o tema sobre que terão de realizar um vídeo na fase seguinte. Boa sorte na próxima caminhada em direção ao prémio final... Uma viagem a Nova Iorque!

Ver mais informações sobre o concurso aqui

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A turma do 9ºE (CEF) visita a biblioteca

No âmbito da disciplina que leciona ao 9ºE, "Correspondência Comercial e Arquivo", a professora Jacinta Ribeiro solicitou os serviços da biblioteca escolar para que os alunos pudessem ver na prática como se organiza a informação numa biblioteca. 

Depois de uma breve exposição da professora bibliotecária na sala de aula, seguida atentamente pelos alunos, estes dirigiram-se para a biblioteca, onde efectuaram atividades de pesquisa e consulta em vários suportes. Percorrendo os vários espaços e zonas funcionais, procuraram informação em jornais e revistas, consultaram livros nas estantes, pesquisaram na Internet e no catálogo informático.
Os alunos realizaram todas as tarefas com grande empenho e entusiasmo e ficou uma promessa: a realização de um trabalho de pesquisa seguindo o Modelo Big6.


Dando continuação a este trabalho, a professora Jacinta Ribeiro vai também levar os alunos a visitar o Arquivo e a Biblioteca Municipais.

Livro recomendado


Excertos de uma entrevista que é uma sinopse da obra “Uma Viagem à Índia”:


«A forma de “Uma Viagem à Índia” não é exatamente a forma da poesia em verso e por isso o sentido adquire-se também de maneira distinta. Aqui a forma tem uma outra lógica, impõe pausas e cortes e com isso dá um ritmo de leitura que é completamente distinto: condiciona o modo de ler.
(…) “Uma Viagem à índia” em termos de género é muitas vezes uma coisa e o seu oposto. É também, em parte, um ensaio.

 Ler mais...

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Espaço Arte: Pintura em acrílico

Os trabalhos de pintura em acrílico do 9ºC para a disciplina de Artes Decorativas, com a professora Paula Melo, vão estar em exposição no Espaço Arte até 25 de janeiro.



Ver mais fotos aqui

Poema de Janeiro

O ECHO

Adão e Eva. Mabuse, Século XVI
Tão tarde. Adão não vem? Aonde iria Adão?!
Talvez que fosse á caça; quer fazer surprezas com alguma côrça branca lá da floresta.
Era p'lo entardecer, e Eva já sentia cuidados por tantas demoras.
Foi chamar ao cimo dos rochedos, e uma voz de mulher tambem, tambem chamou Adão.
Teve mêdo: Mas julgando fantazia chamou de nôvo: Adão? E uma voz de mulher tambem, tambem chamou Adão.
Foi-se triste para a tenda.
Adão já tinha vindo e trouxera as settas todas, e a cáça era nenhuma!
E elle a saudá-la ameaçou-lhe um beijo e ella fugiu-lhe.
- Outra que não Ella chamára tambem por Elle.

                 Almada Negreiros, in 'Frisos - Revista Orpheu nº1' (texto original)

Autor do Mês: Gonçalo M. Tavares

Gonçalo M. Tavares

Gonçalo M. Tavares nasceu em 1970, em Luanda. Passou a sua infância em Aveiro. Publicou a sua primeira obra em dezembro de 2001. Editou romances, contos, ensaio, poesia e teatro.
Em Portugal recebeu vários prémios, entre os quais: o Prémio José Saramago 2005 e o Prémio LER/Millennium BCP 2004, com o romance Jerusalém; o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores “Camilo Castelo Branco” com Água, Cão, Cavalo, Cabeça.
Prémios internacionais: Prémio Portugal Telecom 2007 (Brasil); Prémio Internazionale Trieste 2008 (Itália); Prémio Belgrado Poesia 2009 (Sérvia); Nomeado para o Prix Cévennes 2009 – Prémio para o melhor romance europeu (França).
Os seus livros estão a ser editados em trinta e cinco países.
Jerusalém foi o romance mais escolhido pelos críticos do Público para “Livro da Década”.
Os seus livros deram origem, em diferentes países, a peças de teatro, peças radiofónicas, curtas-metragens e objetos de artes plásticas, dança, vídeos de arte, ópera, performances, projetos de arquitetura, teses académicas, entre outras obras.
Fonte: Wook
(Clicar aqui para consultar a sua bibliografia e saber quais as obras existentes na BE)