segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

CNL - Prova de seleção da fase de escolas



Realizou-se na passada quinta-feira, 5 de janeiro, na biblioteca da escola, a prova de seleção da 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura. Agradecemos aos 23 alunos que participaram na prova o seu interesse e entusiasmo. Infelizmente, nem todos podem ser vencedores mas todos receberão um certificado de participação e estão desde já de parabéns por terem evidenciado grande conhecimento das obras, com um elevado número de respostas certas.



 Alunos vencedores

3º Ciclo
Aluno
Turma
Nuno Jorge Santos
9ºC
Adriana Borges Duro
9ºB
Diana Batista Sobreira
9ºB






 
Secundário
Aluno
Turma
Ana Catarina da Silva Souto
11ºA
Soraia Raquel Castro Dores
11ºA
Fábio Mendes
11ºA






Os alunos vencedores terão conhecimento das obras selecionadas para a fase distrital, assim que forem divulgadas  pela Biblioteca Municipal organizadora.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Recomendação n.º 6/2011 - Literacia mediática

 
Ministério da Educação e Ciência - Conselho Nacional de Educação: Recomendação sobre Educação para a Literacia Mediática.

 Ver aqui

Referência bibliográfica da página Internet [NP405-4]
PORTUGAL. Ministério da Educação e Ciência. Gabinete da Rede Bibliotecas Escolares. Portal RBE: Recomendação n.º 6/2011 [Em linha]. Lisboa: RBE, actual. 30-12-2011. [Consult. 06-01-2012] Disponível em WWW: <URL: http://www.rbe.min-edu.pt/np4/431 .html>

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Chegou 2012...

E com ele o fim das férias de Natal, o reencontro com colegas e professores, o recomeço dos trabalhos escolares, as idas à biblioteca... 
Hoje, entre outros utilizadores, contámos com a presença do 12º D e do 7º B, acompanhados pelos respetivos  professores.



A toda a comunidade escolar da Júlio Martins, a equipa da BE deseja um Feliz Ano Novo, cheio de sucessos pessoais, académicos e ... muitas leituras!
Entretanto podem ver aqui uma síntese de 2011, feita pela Google

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O Natal continua no Espaço Arte

"Magia de Natal", através das botas artesanais elaboradas pelos alunos do 8ºA na disciplina de Educação Tecnológica, com a professora Jacinta Ribeiro.

 E também os desenhos e colagens realizados pelos alunos do ensino básico na disciplina de Educação Visual.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Oficina de teatro - 9º Ano - Natal 2011


No dia 16 de dezembro o professor Sérgio Machado e os seus alunos de 9º ano de Teatro utilizaram o palco do Teatro Experimental Flaviense para apresentarem o seu exercício de Natal à comunidade escolar.
Depois de uma breve apresentação do professor, os alunos entraram em cena com "Os 10 Mandamentos do Santo Sacrifício do Teatro", uma rábula muito bem conseguida sobre como se devem (ou não devem) comportar as audiências durante um espetáculo. Seguiram-se quadros alusivos à época, com um desfilar sempre irónico e bem disposto de várias personalidades da cena nacional e internacional, terminando com momentos de pura sensibilidade, poesia e canto.


Foi sem dúvida um espetáculo de qualidade, em que foi possível observar a evolução que estes alunos tiveram ao longo da frequência da disciplina e em que todos, mas todos mesmo, cumpriram os seus papéis na perfeição. Parabéns não só a eles e ao professor mas também a todos os alunos presentes que, sem dúvida, cumpriram os mandamentos enunciados no início. São estas atitudes e comportamentos que nos fazem ter orgulho nos nossos alunos.









No final, o professor Sérgio Machado distribui a todos os presentes os seus votos de Feliz Natal, através do seguinte texto:

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Boas Festas e Feliz Ano Novo

A equipa da BE agradece aos professores de Educação Visual a colaboração para a elaboração do postal de Natal e em especial à Ana Rita, do 8ºC, cujo desenho (colagem) mereceu a nossa preferência, e deseja a toda a comunidade educativa
Boas Festas e Feliz Ano Novo


Ponto Final Parágrafo


Está pronto o 1ª número deste ano letivo do jornal escolar "Ponto Final Parágrafo", cuja edição impressa será distribuída a toda a comunidade educativa durante a próxima semana. A distribuição aos pais / encarregados de educação será feita, como de costume, pelos diretores de turma nas reuniões de entrega das avaliações.

Podem ver aqui a edição em


Natal na Escola

Chegou o Natal e professores, alunos e funcionários dedicaram-se a enfeitar a escola. 
Os alunos de Língua Portuguesa do ensino básico recortaram folhas e decoraram uma Árvore de Natal com os seus textos. Outros, como os alunos da professora Lúcia, não quiseram deixar de fazer referência aos tempos que correm e decoraram uma parede do Espaço Arte com textos sobre as dificuldades que os portugueses estão a passar. Chamaram-lhe a Árvore da Crise.

Estudar na BE

Alunos do 11ºB

domingo, 11 de dezembro de 2011

Dia Internacional dos Direitos Humanos



Comemorou-se ontem, dia 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos. O blogue "Ler ebooks" , de Carlos Pinheiro, recomenda dois ebooks (um em português outro em espanhol) sobre esta temática.




 
  Direitos Humanos em Debate – Coletânea de Reflexões.

Ebook em pdf, editado pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier (Brasil) em 2010 e que «traz uma gama de textos e temas, alguns dos quais mais voltados à fundamentação dos direitos humanos e diversos deles enfocados em temas pertinentes na atualidade como: questões étnicas, migrações, saúde, juventude, diversidade, educação, adolescentes em conflito com a lei, crianças, mulheres, prostituição e instituições de defesa e promoção dos direitos humanos».






Ebook editado pela “Ebooks de Vanguardia”, a editora de ebooks recentemente criada pelo jornal espanhol La Vanguardia. Trata-se de uma coletânea de artigos publicados no La Vanguardia pelo seu correspondente para a África Subsariana Xavier Aldeko sobre a crise humanitária que se vive no Corno de África em países como a Somália, o Djibuti e a Eiópia.
O ebook está disponível gratuitamente nos seguintes formatos:  Amazon Kindle, ePub, mobi e pdf

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Vitrina de dezembro

O tema é o Natal, claro está! E com livros também se pode construir uma linda árvore de natal. Os desenhos e objetos expostos foram realizados por alunos da professora Paula Melo de Educação Visual e Educação Tecnológica.

Mais fotos aqui

sábado, 3 de dezembro de 2011

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O dia internacional das pessoas com deficiência é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos relacionados com a deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas.
Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspeto da vida política, social, económica e cultural. O objetivo é o exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência, adoptado pela Assembleia Geral da ONU em 1982.


Encontram-se expostos na Vitrina da BE os trabalhos realizados pelos alunos apoiados pela professora Berta. (ver mais fotos aqui)