segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O Natal continua no Espaço Arte

"Magia de Natal", através das botas artesanais elaboradas pelos alunos do 8ºA na disciplina de Educação Tecnológica, com a professora Jacinta Ribeiro.

 E também os desenhos e colagens realizados pelos alunos do ensino básico na disciplina de Educação Visual.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Oficina de teatro - 9º Ano - Natal 2011


No dia 16 de dezembro o professor Sérgio Machado e os seus alunos de 9º ano de Teatro utilizaram o palco do Teatro Experimental Flaviense para apresentarem o seu exercício de Natal à comunidade escolar.
Depois de uma breve apresentação do professor, os alunos entraram em cena com "Os 10 Mandamentos do Santo Sacrifício do Teatro", uma rábula muito bem conseguida sobre como se devem (ou não devem) comportar as audiências durante um espetáculo. Seguiram-se quadros alusivos à época, com um desfilar sempre irónico e bem disposto de várias personalidades da cena nacional e internacional, terminando com momentos de pura sensibilidade, poesia e canto.


Foi sem dúvida um espetáculo de qualidade, em que foi possível observar a evolução que estes alunos tiveram ao longo da frequência da disciplina e em que todos, mas todos mesmo, cumpriram os seus papéis na perfeição. Parabéns não só a eles e ao professor mas também a todos os alunos presentes que, sem dúvida, cumpriram os mandamentos enunciados no início. São estas atitudes e comportamentos que nos fazem ter orgulho nos nossos alunos.









No final, o professor Sérgio Machado distribui a todos os presentes os seus votos de Feliz Natal, através do seguinte texto:

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Boas Festas e Feliz Ano Novo

A equipa da BE agradece aos professores de Educação Visual a colaboração para a elaboração do postal de Natal e em especial à Ana Rita, do 8ºC, cujo desenho (colagem) mereceu a nossa preferência, e deseja a toda a comunidade educativa
Boas Festas e Feliz Ano Novo


Ponto Final Parágrafo


Está pronto o 1ª número deste ano letivo do jornal escolar "Ponto Final Parágrafo", cuja edição impressa será distribuída a toda a comunidade educativa durante a próxima semana. A distribuição aos pais / encarregados de educação será feita, como de costume, pelos diretores de turma nas reuniões de entrega das avaliações.

Podem ver aqui a edição em


Natal na Escola

Chegou o Natal e professores, alunos e funcionários dedicaram-se a enfeitar a escola. 
Os alunos de Língua Portuguesa do ensino básico recortaram folhas e decoraram uma Árvore de Natal com os seus textos. Outros, como os alunos da professora Lúcia, não quiseram deixar de fazer referência aos tempos que correm e decoraram uma parede do Espaço Arte com textos sobre as dificuldades que os portugueses estão a passar. Chamaram-lhe a Árvore da Crise.

Estudar na BE

Alunos do 11ºB

domingo, 11 de dezembro de 2011

Dia Internacional dos Direitos Humanos



Comemorou-se ontem, dia 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos. O blogue "Ler ebooks" , de Carlos Pinheiro, recomenda dois ebooks (um em português outro em espanhol) sobre esta temática.




 
  Direitos Humanos em Debate – Coletânea de Reflexões.

Ebook em pdf, editado pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier (Brasil) em 2010 e que «traz uma gama de textos e temas, alguns dos quais mais voltados à fundamentação dos direitos humanos e diversos deles enfocados em temas pertinentes na atualidade como: questões étnicas, migrações, saúde, juventude, diversidade, educação, adolescentes em conflito com a lei, crianças, mulheres, prostituição e instituições de defesa e promoção dos direitos humanos».






Ebook editado pela “Ebooks de Vanguardia”, a editora de ebooks recentemente criada pelo jornal espanhol La Vanguardia. Trata-se de uma coletânea de artigos publicados no La Vanguardia pelo seu correspondente para a África Subsariana Xavier Aldeko sobre a crise humanitária que se vive no Corno de África em países como a Somália, o Djibuti e a Eiópia.
O ebook está disponível gratuitamente nos seguintes formatos:  Amazon Kindle, ePub, mobi e pdf

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Vitrina de dezembro

O tema é o Natal, claro está! E com livros também se pode construir uma linda árvore de natal. Os desenhos e objetos expostos foram realizados por alunos da professora Paula Melo de Educação Visual e Educação Tecnológica.

Mais fotos aqui

sábado, 3 de dezembro de 2011

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O dia internacional das pessoas com deficiência é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos relacionados com a deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas.
Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspeto da vida política, social, económica e cultural. O objetivo é o exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência, adoptado pela Assembleia Geral da ONU em 1982.


Encontram-se expostos na Vitrina da BE os trabalhos realizados pelos alunos apoiados pela professora Berta. (ver mais fotos aqui)

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Autor do Mês: Jeff Kinney


Jeffrey Patrick Kinney é um designer de jogos online, cartoonista e autor de livros infantis. Kinney, nasceu a 19 de Fevereiro de 1971, nos Estados Unidos da América e frequentou a Universidade de Maryland, no início da década de 90. Começou a sua carreira de cartoonista quando publicou a popular comic strip Igdoof, no jornal do campus universitário. A série de livros Diário de um banana (Wimpy Kid) tem sido, justamente, um êxito mundial extraordinário. É uma leitura agradável e cativante, para além de conter lições importantes sobre temas muito sérios como a amizade, a família, a responsabilidade.
Vê mais informação sobre os seus livros aqui

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Espaço Arte: O Número de Ouro

Sabem o que é o número de ouro? Têm toda a informação exposta no Espaço Arte, recolhida e apresentada pelos alunos de 9º Ano de Matemática.


terça-feira, 29 de novembro de 2011

Colóquio “ A violência de género”




 
Realizou-se ontem o colóquio “ A violência de género”, assinalando o Dia internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher e contribuindo para a sensibilização da população escolar para a temática da violência doméstica.



Este colóquio está integrado no projeto “Tertúlias para a Saúde”, da responsabilidade dos Grupos de Trabalho dos Projetos de “Educação para a Saúde” do Agrupamento de Escolas Nadir Afonso e Escolas Secundárias Dr. António Granjo e Dr. Júlio Martins e das Bibliotecas Escolares de Chaves. O auditório municipal,  repleto de jovens das escolas referidas acompanhados dos respetivos professores, estava decorado com uma exposição de trabalhos alusivos ao tema, realizados pelos alunos do Curso Profissional de Técnico de Design Gráfico da Escola Secundária Dr. António Granjo.

 A Diretora da Escola Secundária António Granjo abriu a sessão e, depois de agradecer a presença das oradoras convidadas, referiu a sua satisfação pelas parcerias estabelecidas entre as escolas da cidade e a importância da temática em debate, salientando a necessidade de refletirmos sobre o que todos e cada um de nós pode fazer para eliminar ou, pelo menos, minimizar este grave problema social. 

Seguiram-se as intervenções das convidadas da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), Dra. Ana Coutinho, que referiu os tipos de violência doméstica e o apoio disponibilizado por esta associação, e Dra. Filipa Pereira, que dirigiu a sua intervenção fundamentalmente para a violência no namoro, questionando diretamente os jovens presentes sobre os mitos e factos relacionados com esta problemática.


A última oradora convidada, Dra. Lia Araújo, advogada, fez o enquadramento legal dos crimes relacionados com a violência doméstica e alertou os jovens para o facto de estes serem considerados crimes públicos, não sendo necessária a apresentação de queixa por parte da vítima para serem investigados pelo Ministério Público. 
 
A sessão foi encerrada pelo Diretor do Agrupamento de Escolas Nadir Afonso.

Podem ver mais fotos aqui e  ler a notícia no diario@ctual