sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Concurso Nacional de Leitura 2012


À semelhança do ano anterior, a Biblioteca Escolar está a organizar a participação dos alunos da escola no Concurso Nacional de Leitura

O regulamento, calendarização e obras selecionadas podem ser consultados na biblioteca ou no Blogue da BE.

Obras selecionadas para a fase de escola



3º Ciclo 


  • O FABULOSO TEATRO DO GIGANTE, de David Machado
  • HISTÓRIA DE UMA GAIVOTA E DO GATO QUE A ENSINOU A VOAR, de Luis Sepúlveda



Ensino Secundário

  • DEIXEM FALAR AS PEDRAS, de David Machado
  • CRÓNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA, de Gabriel García Márquez



Contamos com a vossa participação pois os livros são atrativos e um dos autores, David Machado, virá à escola para uma sessão com alunos no 3º período. Serão ainda atribuídos prémios aos 3 melhor classificados do 3º ciclo e Ensino Secundário.


Prova de Seleção - Fase de Escola

     Data: 5 de Janeiro de 2012
     Hora: 15h 05m
    Duração: 45 minutos

Inscrevam-se até ao dia 30 de Novembro e comecem já a ler… Para se manterem informados, visitem regularmente a biblioteca e consultem o blogue.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Poema do Mês



HISTÓRIAS DE MARINHEIROS

Um poema de Tomas Tranströmer, Prémio Nobel da Literatura 2011







Há dias de inverno sem neve em que o mar é parente
de zonas montanhosas, encolhido sob plumagem cinza,
azul só por um minuto, longas horas com ondas quais pálidos
linces, buscando em vão sustento nas pedras de à beira-mar.

Em dias como estes saem do mar restos de naufrágios em busca
de seus proprietários, sentados no bulício da cidade, e afogadas
tripulações vêm a terra, mais ténues que fumo de cachimbo.

(No Norte andam os verdadeiros linces, com garras afiadas
e olhos sonhadores. No Norte, onde o dia
vive numa mina, de dia e de noite.

Ali, onde o único sobrevivente pode estar
junto ao forno da Aurora Boreal escutando
a música dos mortos de frio).

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Halloween







O 9ºD, com a ajuda da professora de Inglês, Ana Maria Pires, e do professor de Teatro, Sérgio Machado, animaram o Halloween na escola. Aqui vemos como decorreram os ensaios, a preparação e a apresentação aos alunos e aos professores.

Podem ver mais nas páginas Vitrina , Espaço Arte e Conta-me um conto

Aqui estão os nossos artistas:


Posted by Picasa

Mais uma aula na BE

A professora Cristina Santos, de Espanhol, utilizou mais uma vez a biblioteca como complemento do espaço aula. Desta vez foi o 7ºC que se dedicou, com todo o entusiasmo, a fazer pesquisas e elaborar trabalhos. A língua castelhana dominou o ambiente...


quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Espaço Arte: 8ºC



RESPEITAR
E
SER RESPEITADO






Estão expostos no Espaço Arte os cartazes elaborados pelos alunos do 8ºC na disciplina de Formação Cívica, com a professora Lília Pinto. São mensagens muito importantes a que todos devemos dar atenção.
Posted by Picasa

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Dia Internacional da Biblioteca Escolar

Mensagem aos Alunos
Numa recente entrevista à revista Visão a Dr.ª Teresa Calçada, coordenadora nacional da Rede de Bibliotecas Escolares disse: “Nenhum leitor nasce leitor. E isto é válido tanto para a tecnologia do livro como para o ambiente digital. Os leitores fazem-se com trabalho, com produção, com prática continuada”. Na introdução à entrevista, a jornalista Cláudia Lobo escreve: “Uma revolução silenciosa corre hoje nas escolas, graças às bibliotecas escolares e aos professores bibliotecários. Portugal conseguiu pela primeira vez, em 2010, atingir a média dos países da OCDE em literacia da leitura.”
Porque tudo isto nos parece importante contamos convosco para:
  • Frequentarem assiduamente a biblioteca para lerem, estudarem, pesquisarem nos livros e nos computadores, consultarem guiões e dossiês temáticos, elaborarem os trabalhos escolares;
  • Requisitarem livros para ler em casa (da BE ou do Bookcrossing);
  • Escreverem textos (de opinião, poesia, passatempos) para o Jornal Escolar;
  • Seguirem o Blogue e a Página da Biblioteca Escolar Júlio Martins no Facebook e estarem atentos a recursos e atividades que aí são divulgados;
  • Participarem nos concursos do PNL “Concurso Nacional de Leitura” e “Faça lá um poema”, com atribuição de prémios a nível de escola e possibilidade de participação em provas distritais e nacionais;
E já agora, um desafio: Escrevam um texto ou um poema sobre a biblioteca e entreguem-no no balcão de atendimento, em formato digital. Serão todos expostos e/ou publicados regularmente neste blogue  e haverá prémios para os melhores! Em baixo poderão encontrar uma fonte de inspiração...

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Ação de Formação "Literacia da Informação"


O Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares do Concelho de Chaves (GTBEC) promoveu uma ação de formação sobre Literacia da Informação orientada pela Coordenadora Interconcelhia da RBE, Drª Maritza Dias, destinada a professores dos vários ciclos de ensino. A sessão decorreu no Auditório da EB 2,3 Nadir Afonso durante o final da tarde do dia 19 de Outubro e contou com a presença entusiasta de muitos professores que tiveram a oportunidade de refletir acerca da alteração do paradigma educativo e do conceito de literacia e das suas práticas diárias de trabalho com os alunos, em estreita colaboração com a biblioteca escolar e os seus recursos.

Uma das conclusões retiradas da sessão foi:

«(…) professores e professores bibliotecários trabalham em conjunto e o professor bibliotecário faz parte da equipa que integra o processo de aprendizagem. Colocando de outra maneira: o professor bibliotecário “ajuda os professores a ensinar”. O professor bibliotecário não “exclui” os professores, pelo contrário ajuda-os no processo de aprendizagem. De facto é um duplo ganho: o professor tem um parceiro complementar, um colega com competências específicas que completa as competências do professor. E juntos contribuem grandemente para aumentar os resultados dos alunos”, 

(in http://www.rbe.min-edu.pt/news/newsletter3/bib_sec_21.pdf, sítio consultado em 20 de outubro de 2011).

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Reabertura do Gabinete de Atendimento ao Aluno



A partir do dia 24 de Outubro reabrirá o “Gabinete de Atendimento ao Aluno” (1º piso), assegurado pelas enfermeiras Carla Santos e Lucinda Jorge do Centro de Saúde nº 1, no seguinte horário:
2ª Feira: 9.45h – 10.30h
5ª Feira – 14.30h – 15.15h
Objetivos:
·        Promover o desenvolvimento harmonioso dos alunos a todos os níveis, assim como a sua plena integração na escola;
·        Ouvir e aconselhar os alunos sobre aspetos relacionados com a sua saúde em geral e, se necessário, sugerir ou providenciar, na medida do possível, um acompanhamento médico mais específico;
·        Colaborar no desenvolvimento de projetos ligados à saúde escolar.


O Grupo de trabalho do Projeto de Educação para a Saúde

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Jantar de receção aos novos professores

Palavras da professora de EE, Alberta Santos, aos novos colegas:

Chegaram à nossa escola
Carregados de esperança
Só lhes faltava a viola
E o ar duma criança.

Ser professor nesta crise
É vencer todos os dias
Com professores como vós
Esperamos viver alegrias.

Aos nossos queridos Julinhos (as)
Que vamos nós desejar?
Que se sintam bem nesta casa
E nos venham alegrar.



Posted by Picasa

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Gincana Rock in Rio


Vai realizar-se este ano letivo a III Edição do Concurso Rock in Rio, numa versão de Gincana, com a finalidade de desenvolver nos alunos e na comunidade escolar atitudes e comportamentos de educação para a sustentabilidade e de solidariedade social.
A gincana é dirigida a alunos dos 1º 2, e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário
As inscrições decorrem até 31 de Outubro de 2011 e deverão ser efetuadas online através do preenchimento da ficha de inscrição disponível em www.rockinriolisboagincana.com.
Esta iniciativa é promovida pela Better World e pela SIC Esperança, em parceria com a Agência para a Energia (ADENE), Sociedade Ponto Verde (SPV), e Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos (Amb3E), com o apoio do Ministério da Educação e Ciência através da Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território através da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e do Instituto da Água, I.P. (INAG, I.P.), da Sociedade Portuguesa da Matemática (SPM), do Plano Nacional de Leitura (PNL) e do Patrocinador Social do Rock in Rio-Lisboa 2012.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Ação de formação - 19 de outubro

 "Está provado que quando os bibliotecários e os professores trabalham em conjunto os estudantes alcançam níveis mais elevados de literacia, leitura, aprendizagem, resolução de problemas e competências no domínio das tecnologias da informação e comunicação"
IFLA/UNESCO

No âmbito das práticas pedagógicas relacionadas com a literacia da informação, o GTBEC (Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares de Chaves) vai promover no próximo dia 19 de outubro uma ação de formação para professores. A orientadora será a Dr.ª Maritza  Dias, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, e será realizada no auditório da EB2/3 Nadir Afonso, pelas 17 horas.

As inscrições deverão ser feitas na folha colocada no Placard da BE na sala dos professores, até 14 de outubro.