quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Reabertura do Gabinete de Atendimento ao Aluno



A partir do dia 24 de Outubro reabrirá o “Gabinete de Atendimento ao Aluno” (1º piso), assegurado pelas enfermeiras Carla Santos e Lucinda Jorge do Centro de Saúde nº 1, no seguinte horário:
2ª Feira: 9.45h – 10.30h
5ª Feira – 14.30h – 15.15h
Objetivos:
·        Promover o desenvolvimento harmonioso dos alunos a todos os níveis, assim como a sua plena integração na escola;
·        Ouvir e aconselhar os alunos sobre aspetos relacionados com a sua saúde em geral e, se necessário, sugerir ou providenciar, na medida do possível, um acompanhamento médico mais específico;
·        Colaborar no desenvolvimento de projetos ligados à saúde escolar.


O Grupo de trabalho do Projeto de Educação para a Saúde

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Jantar de receção aos novos professores

Palavras da professora de EE, Alberta Santos, aos novos colegas:

Chegaram à nossa escola
Carregados de esperança
Só lhes faltava a viola
E o ar duma criança.

Ser professor nesta crise
É vencer todos os dias
Com professores como vós
Esperamos viver alegrias.

Aos nossos queridos Julinhos (as)
Que vamos nós desejar?
Que se sintam bem nesta casa
E nos venham alegrar.



Posted by Picasa

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Gincana Rock in Rio


Vai realizar-se este ano letivo a III Edição do Concurso Rock in Rio, numa versão de Gincana, com a finalidade de desenvolver nos alunos e na comunidade escolar atitudes e comportamentos de educação para a sustentabilidade e de solidariedade social.
A gincana é dirigida a alunos dos 1º 2, e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário
As inscrições decorrem até 31 de Outubro de 2011 e deverão ser efetuadas online através do preenchimento da ficha de inscrição disponível em www.rockinriolisboagincana.com.
Esta iniciativa é promovida pela Better World e pela SIC Esperança, em parceria com a Agência para a Energia (ADENE), Sociedade Ponto Verde (SPV), e Amb3E – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos (Amb3E), com o apoio do Ministério da Educação e Ciência através da Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), do Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território através da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e do Instituto da Água, I.P. (INAG, I.P.), da Sociedade Portuguesa da Matemática (SPM), do Plano Nacional de Leitura (PNL) e do Patrocinador Social do Rock in Rio-Lisboa 2012.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Ação de formação - 19 de outubro

 "Está provado que quando os bibliotecários e os professores trabalham em conjunto os estudantes alcançam níveis mais elevados de literacia, leitura, aprendizagem, resolução de problemas e competências no domínio das tecnologias da informação e comunicação"
IFLA/UNESCO

No âmbito das práticas pedagógicas relacionadas com a literacia da informação, o GTBEC (Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares de Chaves) vai promover no próximo dia 19 de outubro uma ação de formação para professores. A orientadora será a Dr.ª Maritza  Dias, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, e será realizada no auditório da EB2/3 Nadir Afonso, pelas 17 horas.

As inscrições deverão ser feitas na folha colocada no Placard da BE na sala dos professores, até 14 de outubro.

domingo, 9 de outubro de 2011

7 de outubro - Palestra com o doutor João Penedones


O João Penedones veio para a Escola Secundária Dr. Júlio Martins em 1992. Um rapaz tímido mas muito curioso. Nunca quis dar nas vistas. Amigo de todos, foi o aluno brilhante que nunca suscitou a inveja ou o gozo dos colegas. Nunca foi “marrão” mas hoje sabe que nada se consegue sem trabalho, muito trabalho. Apaixonou-se pela Física depois de ler um livro. Em 1998 terminou o 12º ano, vários vintes nos exames nacionais. Ninguém se admirou. A escola suspirou de satisfação, tinha cumprido a sua missão. O João ia poder ser o que quisesse.

E o João quis ir estudar Física (não, não quis ir para medicina…), perante as suspeitas de alguns de que poderia ser um grande desperdício. Afinal, Física, isso ia dar para quê? Mas o João seguiu o seu sonho. Fez o curso na universidade do Porto, seguiu-se o mestrado em Inglaterra, o doutoramento novamente no Porto e dois pós-doutoramentos, um nos Estados Unidos e outro no Canadá. Agora está de volta à sua Universidade onde faz investigação em Física Teórica na área de Teoria de Cordas. É um investigador conceituado, com vários estudos publicados e palestras realizadas um pouco por todo o mundo.

Na sexta-feira passada, dia 7 de outubro, o João esteve na escola a contar a sua experiência de vida aos alunos dos cursos de ensino secundário para prosseguimento de estudos. A generosidade, simplicidade e clareza com que o fez só poderia surpreender quem não o conhece. A mensagem que deixou aos atuais alunos é a imagem da contemporaneidade e das competências necessárias para enfrentar a sociedade da globalização e do conhecimento.

 Em síntese, deixou algumas sugestões e conselhos: fazer aquilo de que se gosta, aprender com os melhores, apostar na autoformação, conseguir ultrapassar as dificuldades, fazer perguntas sempre que não se compreende alguma coisa para avançar mais rapidamente, não ter medo de arriscar, desfazer alguns mitos (a matemática é fácil!), desligar a televisão (há um mundo de coisas interessantes para ver na internet), aprender inglês e viajar (aproveitar o InterRail, programas de intercâmbio e voluntariado).

Ficou uma promessa: voltar à escola para fazer uma palestra no âmbito da sua área técnica, a Teoria de Cordas.

Ver aqui a apresentação que o João utilizou na palestra.

sábado, 8 de outubro de 2011

Tomas Tranströmer - Prémio Nobel da Literatura 2011



"O poeta sueco Tomas Tranströmer é o Prémio Nobel da Literatura de 2011, acaba de ser anunciado em Estocolmo pela Academia Sueca.

Tomas Tranströmer escreve sobre a morte, a história, a memória e é conhecido pelas suas metáforas. É um poeta que tem uma produção pequena, "não é prolixo", disse no final do anúncio o secretário da Academia, o historiador Peter Englund, embora esteja traduzido em várias línguas. Em Portugal, Tranströmer tem poemas publicados em duas antologias, uma delas chama-se "Vinte e um poetas suecos" (Vega ,1987)."

                                                          Continuar a ler a notícia no jornal PÚBLICO

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

30 de setembro - Dia do Diploma


Miguel de Castro Ferreira
(Curso de Ciências Socioeconómicas)

Vítor Hugo Gonçalves Pereira
(Curso Profissional de Técnico de Contabilidade)

No passado dia 30 de setembro realizou-se no auditório da escola a cerimónia de entrega de diplomas aos alunos que terminaram este ano o 12º ano. Devido ao facto de a maior parte das universidades já terem iniciado as aulas, nem todos puderam estar presentes mas houve dois que não faltaram, claro. Além dos diplomas de conclusão do curso, o Miguel e o Vítor receberam também os diplomas de mérito atribuídos pelo Ministério da Educação para os melhores alunos de cada escola nos cursos de, respetivamente, prosseguimento de estudos e profissionais.

Como é do conhecimento público, este ano o ME não entregou o prometido prémio de 500€ aos alunos. Segundo o diretor, o dinheiro fica na escola e eles serão consultados sobre o destino a dar-lhe.
Para ver mais fotos, clique em baixo.

Dia do Diploma 2011

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Concurso - Jovens Tradutores

Encontram-se abertas, até 20 de Outubro, as inscrições para a quinta edição do concurso de jovens tradutores "Juvenes Translatores", organizada pela Direcção-Geral da Tradução (DGT) da Comissão Europeia, que decorre a 24 de Novembro. Este ano, os textos a traduzir têm por tema o voluntariado e o concurso destina-se aos alunos nascidos em 1994. 
Para mais informações clica AQUI ou dirige-te à biblioteca

Concurso - Jovens Jornalistas de Ciência

Jovens Jornalistas de Ciência é o novo concurso Ciência Hoje/Ciência Viva destinado às escolas do Ensino Secundário que visa estimular o gosto pela Comunicação pública de Ciência entre os jovens. O primeiro prémio é uma viagem a Nova Iorque!

Estás interessado(a)? O prazo de inscrição das equipas (3 alunos) termina a 15 de outubro...

Clica  AQUI para mais informações ou contacta o(a) teu(tua) professor(a) ou a equipa da BE

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Concurso Pordata/RBE


A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, lança mais uma vez o Concurso PORDATA | RBE.
Para concorrer, as escolas deverão dinamizar e apoiar a elaboração de trabalhos curriculares, tendo por fonte principal de informação a base de dados PORDATA e enviar o melhor trabalho da escola, selecionado internamente pelos professor orientador e professor bibliotecário, até 24 de março de 2012.

Ofício de abertura [PDF]
Regulamento [PDF]
Referências e citações bibliográficas [PDF]
Folheto concurso  [PDF]
Cartaz [PDF]