quarta-feira, 29 de junho de 2011

Relatório PISA sobre leitura digital

Foi ontem apresentado em Paris o relatório PISA (Programme for International Student Assessment) da OCDE sobre «Alunos on-line», no qual uma das competências avaliadas foi o desempenho dos alunos na leitura digital. Neste âmbito, o estudo abrangeu alunos de 19 países (Portugal não incluído). Os melhores resultados foram alcançados pelos alunos da Coreia, da Nova Zelândia e da Austrália. Macau também participou no estudo e obteve um resultado um pouco inferior à média da OCDE.
À semelhança da leitura tradicional, também na leitura digital os alunos do sexo feminino obtêm melhores resultados que os do sexo masculino.
No capítulo V, o relatório analisa a familiaridade dos alunos com as TIC, numa abordagem que já inclui Portugal. Aí podemos comprovar que cerca de 98% dos estudantes portugueses dispõem de computador em casa, valor que aumentou 41% entre 2000 e 2009. Os portugueses estão acima da média no uso da Internet em casa, mas abaixo da média no seu uso na escola, embora Portugal detenha uma das percentagens mais elevadas de alunos com acesso à Internet na escola.
Apenas 0,4 por cento dos cerca de 6200 alunos portugueses inquiridos pelo PISA indicaram que nunca usaram um computador e Portugal ocupa mesmo o primeiro lugar em percentagem de alunos que afirma poder realizar uma apresentação multimédia, “com som, fotografias e vídeo”, tendo registado uma duplicação deste indicador em relação a 2003, para uma percentagem (acima de 70) que mais do que triplica o valor médio dos países que participam no estudo.
 
Por Carlos Pinheiro em Ler ebooks

Gala ESJM - Teatro e Ginástica Acrobática (28/06/2011) no CCC

E agora os alunos do professor Sérgio Machado



segunda-feira, 27 de junho de 2011

Vamos ao teatro?


A Escola Secundária Dr. Júlio Martins e os professores de Oficina de Teatro, Anabela Pereira e Sérgio Machado, convidam toda a comunidade escolar a assistir à Gala de Teatro JM 2010/11, que decorrerá nos dias 27 e 28 de Junho de 2011, pelas 21 horas, no Centro Cultural de Chaves.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Nuno Crato: “Rómulo de Carvalho marcou-me imenso”

Num depoimento gravado há algumas semanas, o agora ministro da Educação faz um elogio a Rómulo de Carvalho definindo-o como o exemplo de um professor capaz de conciliar a dicotomia entre o ensino ativo e o ensino ditado pelo professor.

Nuno Crato aceitou o desafio do EDUCARE.PT para partilhar as suas memórias do tempo da escola. No seu depoimento, para além de expressar a sua admiração pelo professor Rómulo de Carvalho, sublinha também alguns dos pontos que considera fundamentais para a educação.

Eis as "Memórias de Passagem" do novo ministro da Educação.



Fonte: Educare.pt

Aprendendo para mudar, mudando para aprender

Versão legendada em português de um vídeo no qual CEO de diversas empresas falam das exigências atuais postas à escola, na tarefa de formar cidadãos no Século XXI. A necessidade de incorporar as tecnologias digitais é destacada.

Ebooks de Harry Potter




Em conferência de imprensa, J. K. Rowling hoje apresentou o sítio Pottermore onde a partir de Outubro será possível adquirir os muito aguardados ebooks da série Harry Potter.
Os ebooks estarão disponíveis para uma grande diversidade de dispositivos  – Kindle, da Apple, da Google, da Barnes & Noble, etc. – , mas apenas poderão ser adquiridos no sítio Pottermore, que foi hoje oficialmente lançado. O preço dos ebooks ainda não é conhecido. O projecto de Rowling tem a colaboração da Sony (no sítio web) e da Overdrive (ebooks).

Fonte: Ler ebooks

terça-feira, 21 de junho de 2011

Uma mensagem para meditarmos...

"- Olá, como estás?
- Vamos andando... "

Quantas vezes já ouvimos isto? Por que respondemos assim? Será genético? Talvez seja bom meditarmos sobre esta mensagem de Sónia Morais Santos:

sábado, 18 de junho de 2011

Five o'clock tea

Por acaso não foi às cinco. Foi às quatro e meia. Mas não faltaram o English tea e os deliciosos scones com compotas variadas. A atividade foi promovida pela área disciplinar de inglês e decorreu na sala dos professores no passado dia 15 de junho.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Ponto Final Parágrafo (3º Período)

Começou hoje a entrega aos pais e encarregados de educação do jornal escolar de 3º período.  Pode encontrar aqui a versão em ebook e pdf (para impressão).


Teatro promovido pela Escola Secundária Dr. António Granjo

Compra de bilhetes na BE da Escola Sec. Dr. António Granjo
 GET - Grupo Experimental de Teatro

O GET vai representar uma peça de teatro intitulada em "O Santo e a Porca" que irá ter lugar no Cine-teatro Bento Martins, dia 2 de Julho, às 21h15m.

 


Repetição da peça de teatro "Tempos Difíceis", encenada pela Professora Fernanda Guerra e representada pelos alunos do 9ºD.


Fonte: BE Escola Sec. Dr. António Granjo

terça-feira, 14 de junho de 2011

Atividades de Educação Física / Desporto Escolar - 3º Período


Mais uma vez a Área Curricular de Educação Física da Esc. EB/3 Sec. Dr. Júlio Martins levou a efeito diversas actividades neste período lectivo. O período iniciou-se com a participação do Grupo Equipa de Ginástica Acrobática no Fórum da Educação, apresentando diferentes esquemas de pares e o exercício de grupo “Alegria”. Este evento realizou-se no Centro Cultural de Chaves e foi uma experiência muito gratificante.

Apesar das instalações escolares não estarem disponíveis, a dinâmica habitual não desapareceu das diversas actividades desenvolvidas:

. Passeio Pedestre - a 4 de Junho, contou com a participação de mais de uma centena de caminheiros de várias comunidades educativas (realizada em conjunto com a equipa de Promoção da Saúde);



. Semana da Canoagem levada a efeito entre 6 e 9 de Junho, junto à pista de pesca, onde estiveram presentes mais de 500 pessoas durante os 4 dias do evento;

. Torneio de Voleibol 4x4 na tarde de 8 de Junho com a participação de 13 equipa e que proporcionou uma tarde de excelente convívio e voleibol. Apesar do vento, o entusiasmo pela modalidade ficou bem demonstrado pelo empenho e alegria dos nossos alunos. Como sempre os professores participaram com uma equipa assim como integrados em equipas de alunos. 



. Descida do Rio Tâmega em canoa na manhã do dia 9 de Junho; mais uma vez, mais de 30 canoístas desfrutaram do prazer da modalidade e da beleza local, efectuando uma travessia do rio Tâmega, entre Vila Verde da Raia e a Ponte S. Roque (junto à nossa escola). Os participantes, muitos repetentes e habituais nesta actividade, pagaiaram com afinco e prazer durante cerca de duas horas e aproveitaram o evento para usufruírem de uma manhã passada de forma salutar, quer pelo exercício quer pelo convívio.

A terminar, gostaria de agradecer a ajuda do grupo de alunos do 12ºA que colaborou na organização e acompanhamento de todos estes eventos, cumprindo com distinção a sua proposta de trabalho para a disciplina de Área de Projecto. 

Relativamente ao Desporto Escolar, salienta-se uma medalha de 2º classificado alcançado nos Campeonatos Nacionais de Natação e o 3º lugar obtido de forma brilhante pela nossa Equipa de Andebol Feminino Juvenil. O grupo de Ginástica Acrobática está a preparar um novo esquema de conjunto para apresentar publicamente em diversas ocasiões e o grupo Equipa de Voleibol está a treinar para estar mais forte e coeso no próximo ano lectivo. 

Da minha parte resta-me desejar a todos umas boas férias, cheias de actividade física e alegria...

Professor Sérgio Machado