Versão legendada em português de um vídeo no qual CEO de diversas empresas falam das exigências atuais postas à escola, na tarefa de formar cidadãos no Século XXI. A necessidade de incorporar as tecnologias digitais é destacada.
quinta-feira, 23 de junho de 2011
Ebooks de Harry Potter
Em conferência de imprensa, J. K. Rowling hoje apresentou o sítio Pottermore onde a partir de Outubro será possível adquirir os muito aguardados ebooks da série Harry Potter.
Os ebooks estarão disponíveis para uma grande diversidade de dispositivos – Kindle, da Apple, da Google, da Barnes & Noble, etc. – , mas apenas poderão ser adquiridos no sítio Pottermore, que foi hoje oficialmente lançado. O preço dos ebooks ainda não é conhecido. O projecto de Rowling tem a colaboração da Sony (no sítio web) e da Overdrive (ebooks).
Fonte: Ler ebooks
terça-feira, 21 de junho de 2011
Uma mensagem para meditarmos...
"- Olá, como estás?
- Vamos andando... "
Quantas vezes já ouvimos isto? Por que respondemos assim? Será genético? Talvez seja bom meditarmos sobre esta mensagem de Sónia Morais Santos:
sábado, 18 de junho de 2011
Five o'clock tea
Por acaso não foi às cinco. Foi às quatro e meia. Mas não faltaram o English tea e os deliciosos scones com compotas variadas. A atividade foi promovida pela área disciplinar de inglês e decorreu na sala dos professores no passado dia 15 de junho.
quarta-feira, 15 de junho de 2011
Ponto Final Parágrafo (3º Período)
Começou hoje a entrega aos pais e encarregados de educação do jornal escolar de 3º período. Pode encontrar aqui a versão em ebook e pdf (para impressão).
Teatro promovido pela Escola Secundária Dr. António Granjo
Compra de bilhetes na BE da Escola Sec. Dr. António Granjo
GET - Grupo Experimental de Teatro
O GET vai representar uma peça de teatro intitulada em "O Santo e a Porca" que irá ter lugar no Cine-teatro Bento Martins, dia 2 de Julho, às 21h15m.
Repetição da peça de teatro "Tempos Difíceis", encenada pela Professora Fernanda Guerra e representada pelos alunos do 9ºD.
Fonte: BE Escola Sec. Dr. António Granjo
terça-feira, 14 de junho de 2011
Atividades de Educação Física / Desporto Escolar - 3º Período
Mais uma vez a Área Curricular de Educação Física da Esc. EB/3 Sec. Dr. Júlio Martins levou a efeito diversas actividades neste período lectivo. O período iniciou-se com a participação do Grupo Equipa de Ginástica Acrobática no Fórum da Educação, apresentando diferentes esquemas de pares e o exercício de grupo “Alegria”. Este evento realizou-se no Centro Cultural de Chaves e foi uma experiência muito gratificante.
Apesar das instalações escolares não estarem disponíveis, a dinâmica habitual não desapareceu das diversas actividades desenvolvidas:
. Passeio Pedestre - a 4 de Junho, contou com a participação de mais de uma centena de caminheiros de várias comunidades educativas (realizada em conjunto com a equipa de Promoção da Saúde);
. Semana da Canoagem levada a efeito entre 6 e 9 de Junho, junto à pista de pesca, onde estiveram presentes mais de 500 pessoas durante os 4 dias do evento;
. Torneio de Voleibol 4x4 na tarde de 8 de Junho com a participação de 13 equipa e que proporcionou uma tarde de excelente convívio e voleibol. Apesar do vento, o entusiasmo pela modalidade ficou bem demonstrado pelo empenho e alegria dos nossos alunos. Como sempre os professores participaram com uma equipa assim como integrados em equipas de alunos.
. Descida do Rio Tâmega em canoa na manhã do dia 9 de Junho; mais uma vez, mais de 30 canoístas desfrutaram do prazer da modalidade e da beleza local, efectuando uma travessia do rio Tâmega, entre Vila Verde da Raia e a Ponte S. Roque (junto à nossa escola). Os participantes, muitos repetentes e habituais nesta actividade, pagaiaram com afinco e prazer durante cerca de duas horas e aproveitaram o evento para usufruírem de uma manhã passada de forma salutar, quer pelo exercício quer pelo convívio.
A terminar, gostaria de agradecer a ajuda do grupo de alunos do 12ºA que colaborou na organização e acompanhamento de todos estes eventos, cumprindo com distinção a sua proposta de trabalho para a disciplina de Área de Projecto.
Relativamente ao Desporto Escolar, salienta-se uma medalha de 2º classificado alcançado nos Campeonatos Nacionais de Natação e o 3º lugar obtido de forma brilhante pela nossa Equipa de Andebol Feminino Juvenil. O grupo de Ginástica Acrobática está a preparar um novo esquema de conjunto para apresentar publicamente em diversas ocasiões e o grupo Equipa de Voleibol está a treinar para estar mais forte e coeso no próximo ano lectivo.
Da minha parte resta-me desejar a todos umas boas férias, cheias de actividade física e alegria...
Professor Sérgio Machado
Novos trabalhos expostos no Espaço Arte
Encontra-se em exposição um trabalho realizado pelas turmas7ºB, 7ºD e 8ºB , na disciplina de Educação Tecnológica, com a professora Isabel Carvalho. O tema é "Cidades".
Também podemos ver um trabalho do 10ºC sobre "Hormonas Vegetais", realizado na disciplina de Biologia, com o professor Nuno Moreira.
Além deste trabalho, o 10ºC tem também um blogue sobre o mesmo assunto, a que podem aceder aqui
Também podemos ver um trabalho do 10ºC sobre "Hormonas Vegetais", realizado na disciplina de Biologia, com o professor Nuno Moreira.
Além deste trabalho, o 10ºC tem também um blogue sobre o mesmo assunto, a que podem aceder aqui
quarta-feira, 8 de junho de 2011
Feira dos minerais
Decorreu durante todo o dia de hoje na sala 2.1 a Feira dos Minerais, promovida pela Área disciplinar de Biologia.
Coletânea "A poesia é nossa" 2011
Mais um ano de edição do trabalho produzido pelos poetas da nossa escola. Tal como no ano passado, a edição gráfica foi realizada pela professora Remédios Lavrador e o resultado do trabalho é, como podemos ver, excelente! E não podemos deixar de assinalar que, este ano, a professora Remédios já estava reformada quando fez este trabalho, o que demonstra que a paixão pela escola e pelos alunos não se "reforma"...
Existem dois exemplares em formato papel
na BE
e
aqui em formato ebook
aqui em formato pdf (para download)
O nosso profundo agradecimento a todos os alunos e professores que contribuíram para esta edição e um "obrigado" muito especial à professora Remédios.
terça-feira, 7 de junho de 2011
Entrega de prémios e certificados de louvor
| Entrega de prémios e certificados de louvor |
Hoje, durante a manhã, realizou-se no auditório a final do Concurso de Ortografia que decorreu ao longo do ano em todas as turmas de Língua Portuguesa, com as professoras Ana Paula Geraldes e Helena Jacinto.
| Prova final do concurso de ortografia (7º ano) |
Na parte da tarde, no intervalo das 16.35 horas, os vencedores deste concurso receberam os seus prémios e certificados, juntamente com todos os alunos da escola que se destacaram nas atividades promovidas pela BE ao longo do ano. Ao todo, foram distinguidos 91 alunos pelo contributo que deram para o sucesso do jornal escolar, dos concursos, dos recitais, da coletânea de poesia, do clube de xadrez, do empréstimo domiciliário... enfim, uma série de atividades que também esperamos terem contribuído para o seu próprio sucesso pessoal e académico. Parabéns a todos!
Mas eles não são os únicos a estar de parabéns! Um grupo de alunos disse um poema e o Grupo de Jograis, mais uma vez, deliciou todos os presentes na sessão com "Essa nêga Fulô" (Jorge de Lima) muito bem humorada. Para os professores que integram o Grupo de Jograis, e que, durante todo o ano, animaram as nossas sessões de poesia, o nosso "muito obrigado".
Espaço-Arte: Novas exposições
O Espaço- Arte está cada vez mais bonito, fruto do trabalho de professores e alunos da escola. Em frente à reprografia podemos ver uma fantástica composição de fotografias da visita dos alunos da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica às Astúrias. O professor Paulo Magalhães está de parabéns não só por este trabalho mas também pelo entusiasmo que tem despertado nos jovens que frequentam a disciplina.
Nos expositores podemos ainda ver um conjunto de porta-moedas no âmbito do "eco-design" executados pelas turmas de 7º e 8º anos (Artes Decorativas e Educação Tecnológica) dos professores Marco Santos e Isabel Carvalho. Imaginação e técnica não faltam nestes trabalhos!
Podem ver mais fotos aqui ou nos álbuns do Facebook
Subscrever:
Mensagens (Atom)





