terça-feira, 14 de junho de 2011

Novos trabalhos expostos no Espaço Arte

Encontra-se em exposição um trabalho realizado pelas turmas7ºB, 7ºD e 8ºB , na disciplina de Educação Tecnológica, com a professora Isabel Carvalho. O tema é "Cidades".


Também podemos ver um trabalho do 10ºC sobre "Hormonas Vegetais", realizado na disciplina de Biologia, com o professor Nuno Moreira.






Além deste trabalho, o 10ºC tem também um blogue sobre o mesmo assunto, a que podem aceder aqui

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Feira dos minerais

Decorreu durante todo o dia de hoje na sala 2.1 a Feira dos Minerais, promovida pela Área disciplinar de Biologia.





Coletânea "A poesia é nossa" 2011


Mais um ano de edição do trabalho produzido pelos poetas da nossa escola. Tal como no ano passado, a edição gráfica foi realizada pela professora Remédios Lavrador e o resultado do trabalho é, como podemos ver, excelente! E não podemos deixar de assinalar que, este ano, a professora Remédios já estava reformada quando fez este trabalho, o que demonstra que a paixão pela escola e pelos alunos não se "reforma"...

Existem dois exemplares em formato papel
na BE
aqui em formato ebook
aqui  em formato pdf   (para download)

O nosso profundo agradecimento a todos os alunos e professores que contribuíram para esta edição e um "obrigado" muito especial à professora Remédios.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Entrega de prémios e certificados de louvor

Entrega de prémios e certificados de louvor


Hoje, durante a manhã, realizou-se no auditório a final do Concurso de Ortografia que decorreu ao longo do ano em todas as turmas de Língua Portuguesa, com as professoras Ana Paula Geraldes e Helena Jacinto.

Prova final do concurso de ortografia (7º ano)

Na parte da tarde, no intervalo das 16.35 horas, os vencedores deste concurso receberam os seus prémios e certificados, juntamente com todos os alunos da escola que se destacaram nas atividades promovidas pela BE ao longo do ano. Ao todo, foram distinguidos 91 alunos pelo contributo que deram para o sucesso do jornal escolar, dos concursos, dos recitais, da coletânea de poesia, do clube de xadrez, do empréstimo domiciliário... enfim, uma série de atividades que também esperamos terem contribuído para o seu próprio sucesso pessoal e académico.  Parabéns a todos!

Mas eles não são os únicos a estar de parabéns! Um grupo de alunos disse um poema e o Grupo de Jograis, mais uma vez, deliciou todos os presentes na sessão com "Essa nêga Fulô" (Jorge de Lima) muito bem humorada. Para os professores que integram o Grupo de Jograis, e que, durante todo o ano, animaram as nossas sessões de poesia, o nosso "muito obrigado".




Espaço-Arte: Novas exposições

O Espaço- Arte está cada vez mais bonito, fruto do trabalho de professores e alunos da escola. Em frente à reprografia podemos ver uma fantástica composição de fotografias da visita dos alunos da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica às Astúrias. O professor Paulo Magalhães está de parabéns não só por este trabalho mas também pelo entusiasmo que tem despertado nos jovens que frequentam a disciplina.



Nos expositores podemos ainda ver um conjunto de porta-moedas no âmbito do "eco-design" executados pelas turmas de 7º e 8º anos (Artes Decorativas e Educação Tecnológica) dos professores Marco Santos e Isabel Carvalho. Imaginação e técnica não faltam nestes trabalhos!


Podem ver mais fotos aqui  ou nos álbuns do Facebook


segunda-feira, 6 de junho de 2011

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Dia 2 de junho - Sessão de Homenagem aos Reformados

No dia 2 de junho a escola promoveu uma homenagem aos professores e funcionários que se reformaram em 2010 e 2011. Estiveram presentes na sessão os professores António Marques, Duarte Lavrador e Ana Maria Mota, assim como a D. Fátima, que tinha chefiado os serviços administrativos nos últimos anos. Durante a sessão foi realçado o profissionalismo e bom relacionamento que todos sempre demonstraram e ficou o convite e a esperança de que nos continuem a visitar. A esta sessão seguiu-se um jantar-convívio em que os homenageados foram "brindados" com uma excelente adaptação musical cantada por um grupo de colegas.




Exposições do mês de junho

Na Vitrina: "A Pegada Ecológica / Animais em vias de extinção"


Ver mais fotos aqui  ou nos álbuns de fotos do Facebook


No Espaço-Arte:

Animais em vias de extinção - Exposição de trabalhos feitos pelos alunos do 7ºA, em Área de Projeto, com a professora Jacinta Ribeiro.



Máscaras - Exposição de trabalhos feitos pelos alunos do 7ºA, em Educação Tecnológica, com a professora Jacinta Ribeiro.



Eco-chapéus - Exposição de trabalhos feitos pelos alunos do 7ºC, em Educação Tecnológica, com a professora Jacinta Ribeiro.


"Videojogos" e  "Transtornos Mentais" - Exposição de trabalhos feitos por dois grupos de alunos do 12ºA, em Área de Projeto, com a professora Ana Paula Aires.
Videojogos

Transtornos mentais

Ver mais fotos  aqui ou nos álbuns de fotos do Facebook

Autor do mês de junho -Álvaro Magalhães



Ver biografia do autor aqui

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Concurso "Vinticinco"

 CONCURSO VINTICINCO


A vencedora do concurso "Vinticinco" deste ano letivo foi a aluna Salomé Martins do 12º C.
Parabéns à Salomé e o nosso agradecimento a todos os alunos que participaram neste passatempo!

terça-feira, 31 de maio de 2011

As últimas do Acordo Ortográfico

Um guia rápido para aplicação da nova ortografia encontra-se já disponível nas páginas da Internet dos Ministérios da Educação e da Cultura, estando previsto acontecer o mesmo nos demais ministérios do Governo português. O documento é da responsabilidade da mesma equipa de linguistas que elaborou o Vocabulário Ortográfico do Português (VOP) e o conversor Lince – ferramenta de conversão automática de texto para a nova grafia –, ambos acessíveis de forma gratuita no Portal da Língua Portuguesa e recomendados oficialmente em Portugal.


Fonte: Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 20/05/201

População mundial