![]() |
Exposição de Arte da Escola Secundária Dr. António Granjo |
quarta-feira, 25 de maio de 2011
12º B - Apresentação dos trabalhos da Área de Projeto
Decorreu no auditório da escola a apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos do 12ºB para a disciplina de Área de Projecto, com a professora Teresa Castro. Com uma sessão cuidadosamente preparada, até na elaboração dos convites, os alunos contaram com uma audiência atenta e diversificada: alunos, professores, pais e elementos da comunidade. Estão todos de parabéns!
Apresentação das actividades aLeR+ no AENA
O Agrupamento de Escolas Nadir Afonso recebeu ontem, dia 24 de Maio, as coordenadoras nacionais do Projeto aLeR+ em visita de acompanhamento.
Para observação e recolha dos elementos mais significativos do trabalho desenvolvido ao longo deste ano letivo, visitaram os espaços mais relevantes para a promoção de uma cultura integrada de leitura e assistiram a momentos de leitura.
Depois, em reunião com representantes da comunidade e parceiros do projeto, foi exposta uma apresentação das várias atividades realizadas, com destaque para as de visibilidade e promoção da leitura, envolvimento da comunidade, recursos humanos e materiais envolvidos. A apresentação feita pela professora bibliotecária mereceu os elogios das coordenadoras nacionais, que realçaram a dinâmica conseguida na mobilização de toda a comunidade educativa e o apoio e empenho da Direção da Escola.
Parabéns ao AENA!
No Espaço-Arte ainda pode ver até ao fim do mês de Maio...
A exposição sobre Miguel Torga, integrada na "Rota dos Escritores do Século XX", promovida pela Comissão da Região Centro:
A Exposição dos trabalhos dos alunos de 12ºB para a disciplina de Psicologia B, com a professora Teresa Castro, sobre o tema: "Emoção sem emoção é emoção?"
Campanha de recolha de sangue e de dadores de medula óssea
As equipas de Promoção e Educação para a Saúde (PES) do Agrupamento de Escolas Nadir Afonso e das Secundárias Dr. António Granjo e Dr. Júlio Martins vão organizar, no próximo dia 26 de Maio, uma campanha de recolha de sangue e de dadores de medula óssea.
Esta campanha centra-se, principalmente, em encontrar um dador compatível com o João Vassal. Um menino de 5 anos a quem foi diagnosticada uma leucemia. A iniciativa, da responsabilidade do Instituto Português do Sangue e do Centro de Histocompatibilidade do Norte, decorrerá das 9.30h às 16.30h na Escola Nadir Afonso.
Ajude esta causa! Basta doar uma pequena amostra de sangue para testar a compatibilidade.
Se tem entre 18 e 45 anos, peso mínimo de 50kg, é saudável e não recebeu transfusão sanguínea desde 1980 colabore nesta iniciativa.
Notícia retirada do “Atual - Diário do Alto Tâmega e Barroso”
segunda-feira, 23 de maio de 2011
sábado, 21 de maio de 2011
Estética - "Gostas ou não gostas?"
Está patente no Espaço-Arte uma exposição de trabalhos de todos os alunos de 10º Ano, realizados na disciplina de Filosofia. Afinal o que é a Estética? Porque é que gostamos ou não gostamos do que vemos?
Uma exposição "esteticamente" apreciável...
Para veres mais fotos desta exposição clica aqui
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Intercâmbio Chaves-Verin
Actividades no âmbito da Eurocidade Chaves-Verin que decorreram no dia 2 de Maio de 2011 com a participação de alunos e docentes das escolas:
Escola secundária Dr. Júlio Martins - Chaves
Instituto E.S. Gárcia Bárbon - Verin
Instituto E.S. Gárcia Bárbon - Verin
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Exposição da pintora Dulce Claro
No Espaço-Arte pode ver até dia 20 de maio a exposição e venda de telas "Pintura sobre tecido" da pintora Dulce Claro.
Ver mais fotos aqui
O que é a linha Saúde 24?
No dia 9 de Maio decorreram no auditório da escola duas sessões de informação/sensibilização (uma para os alunos durante a manhã e outra para os professores, auxiliares de acção educativa e pais/encarregados de Educação ao fim da tarde) sobre o serviço LINHA SAÚDE 24. A actividade teve como principal objectivo informar sobre as potencialidades deste serviço. Foram, assim, referidas todas as situações em que a sua utilização pode ser útil evitando-se, por exemplo, a ida a um hospital ou centro de saúde com todos os inconvenientes que este gesto acarreta: sobrecarga destes serviços, contacto com uma série de agentes infecciosos, desconforto, etc.
Os esclarecimentos prestados pelos Enfermeiros Nuno Machado e Paulo Freitas foram muito úteis, quer para os adultos presentes quer para os alunos, na medida em que todos detinham uma noção bastante redutora do tipo de ajuda que o serviço pode prestar e que se revelou bastante mais diversificada e eficaz.
A coordenadora do PES
Maria José Teixeira
terça-feira, 17 de maio de 2011
Vídeo-reportagem dos quatro dias da Feira do Livro (Chaves 2011) -ESJM
Vídeo montado pelo professor Paulo Magalhães
Uma aula fora da escola
Alunos do 9º D na Assembleia Municipal
No passado dia vinte e sete de Abril deslocámo-nos com a professora Glória Simão ao Centro Cultural desta cidade, para assistir a uma sessão da Assembleia Municipal. Esta iniciativa inseria-se no cumprimento dos objectivos da Área de Projecto, que contemplava um item sobre os Órgãos do Poder (locais e nacionais), no Portugal democrático. Durante o tempo que estivemos a assistir apercebemo-nos do funcionamento e composição da A.M. de Chaves. Há uma Mesa que dirige os trabalhos, está presente a Câmara Municipal (Presidente e Vereação) e alguns funcionários prestam apoio. Os deputados eleitos pelos partidos concorrentes às últimas eleições, posicionavam-se de modo estratégico na plateia. Quando chegámos estava a decorrer o período antes da ordem do dia. Ouvimos parte da intervenção do deputado da CDU, outra do independente nas listas do PSD, que falou, de modo muito inflamado, do estado do nosso Hospital. Alguns deputados pediram a palavra para contestar e aproveitaram para trazer a política nacional ao debate, bem como o funcionamento da assembleia. Apercebemo-nos que há todo o tipo de grupos sociais representados, desde médicos a taxistas e ficámos com uma ideia sobre a situação da Câmara, depois da intervenção do senhor Presidente. Graças a esta «aula em contexto real», ficámos com mais interesse pela política, pelos assuntos do nosso concelho e com vontade de um dia sermos nós a representar os cidadãos eleitores de Chaves na Assembleia Municipal, Câmara, Juntas de Freguesia, ou, quem sabe, a nível nacional. Gostámos de ter assistido. Serviu também como motivação para os trabalhos que estamos a efectuar. Em jeito de conclusão, diremos que muitos senhores deputados tiveram comportamentos que em nada dignificam as instituições e que a nossa presença foi saudada pelo senhor Presidente da Câmara.
Diogo Pinto, Tiago Santos e Carlos Martins
Subscrever:
Mensagens (Atom)






