sábado, 21 de maio de 2011

Estética - "Gostas ou não gostas?"

Está patente no Espaço-Arte uma exposição de trabalhos de todos os alunos de 10º Ano, realizados na disciplina de Filosofia. Afinal o que é a Estética? Porque é que gostamos ou não gostamos do que vemos?
Uma exposição "esteticamente" apreciável...

Para veres mais fotos desta exposição clica aqui

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Intercâmbio Chaves-Verin

Actividades no âmbito da Eurocidade Chaves-Verin que decorreram no dia 2 de Maio de 2011 com a participação de alunos e docentes das escolas:

Escola secundária Dr. Júlio Martins - Chaves
Instituto E.S. Gárcia Bárbon - Verin
 

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Exposição da pintora Dulce Claro

No Espaço-Arte pode ver até dia 20 de maio a exposição e venda de telas "Pintura sobre tecido" da pintora Dulce Claro.

Ver mais fotos aqui

O que é a linha Saúde 24?

                                       
No dia 9 de Maio decorreram no auditório da escola duas sessões de informação/sensibilização (uma para os alunos durante a manhã e outra para os professores, auxiliares de acção educativa e pais/encarregados de Educação ao fim da tarde) sobre o serviço LINHA SAÚDE 24. A actividade teve como principal objectivo informar sobre as potencialidades deste serviço. Foram, assim, referidas todas as situações em que a sua utilização pode ser útil evitando-se, por exemplo, a ida a um hospital ou centro de saúde com todos os inconvenientes que este gesto acarreta: sobrecarga destes serviços, contacto com uma série de agentes infecciosos, desconforto, etc. 

Os esclarecimentos prestados pelos Enfermeiros Nuno Machado e Paulo Freitas foram muito úteis, quer para os adultos presentes quer para os alunos, na medida em que todos detinham uma noção bastante redutora do tipo de ajuda que o serviço pode prestar e que se revelou bastante mais diversificada e eficaz. 

A coordenadora do PES
Maria José Teixeira

terça-feira, 17 de maio de 2011

Vídeo-reportagem dos quatro dias da Feira do Livro (Chaves 2011) -ESJM

Vídeo montado pelo professor Paulo Magalhães

Uma aula fora da escola


Alunos do 9º D na Assembleia Municipal

No passado dia vinte e sete de Abril deslocámo-nos com a professora Glória Simão ao Centro Cultural desta cidade, para assistir a uma sessão da Assembleia Municipal. Esta iniciativa inseria-se no cumprimento dos objectivos da Área de Projecto, que contemplava um item sobre os Órgãos do Poder (locais e nacionais), no Portugal democrático. Durante o tempo que estivemos a assistir apercebemo-nos do funcionamento e composição da A.M. de Chaves. Há uma Mesa que dirige os trabalhos, está presente a Câmara Municipal (Presidente e Vereação) e alguns funcionários prestam apoio. Os deputados eleitos pelos partidos concorrentes às últimas eleições, posicionavam-se de modo estratégico na plateia. Quando chegámos estava a decorrer o período antes da ordem do dia. Ouvimos parte da intervenção do deputado da CDU, outra do independente nas listas do PSD, que falou, de modo muito inflamado, do estado do nosso Hospital. Alguns deputados pediram a palavra para contestar e aproveitaram para trazer a política nacional ao debate, bem como o funcionamento da assembleia. Apercebemo-nos que há todo o tipo de grupos sociais representados, desde médicos a taxistas e ficámos com uma ideia sobre a situação da Câmara, depois da intervenção do senhor Presidente. Graças a esta «aula em contexto real», ficámos com mais interesse pela política, pelos assuntos do nosso concelho e com vontade de um dia sermos nós a representar os cidadãos eleitores de Chaves na Assembleia Municipal, Câmara, Juntas de Freguesia, ou, quem sabe, a nível nacional. Gostámos de ter assistido. Serviu também como motivação para os trabalhos que estamos a efectuar. Em jeito de conclusão, diremos que muitos senhores deputados tiveram comportamentos que em nada dignificam as instituições e que a nossa presença foi saudada pelo senhor Presidente da Câmara.
                                                                  
  Diogo Pinto, Tiago Santos e Carlos Martins

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Feira da Ajuda





Um grupo de alunos do 12ºA, no âmbito da disciplina de Área de Projeto tem estado a fazer uma recolha de artigos usados (livros, discos, acessórios, carteiras, etc.), a fim de realizar uma feira no próximo dia 20 de maio, no Pavilhão dos Alunos, cujo produto reverterá a favor da Escola de Artes e Ofícios e do Patronato de S. José de Vilar de Nantes. Vamos todos contribuir?

12 de Maio - 1º aniversário GTBEC

 

 No passado dia 12 de maio reuniram-se os directores e os professores bibliotecários das escolas de Chaves, a pedido da coordenadora interconcelhia da RBE, Dr.ª Maritza Dias, a fim de ser feito o balanço do trabalho do GTBEC (Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares). Dessa reunião foi feito, pelos coordenadores do grupo no presente ano, o seguinte texto/memorando:


"O Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares do Concelho de Chaves (GTBEC) assinalou, hoje, dia 12 de Maio de 2011, o seu primeiro aniversário. Dia especial, pois foi tornado oficial, na assinatura do Protocolo de Parceria pelos Directores dos Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas, o trabalho desenvolvido em conjunto pelos Professores Bibliotecários das Bibliotecas Escolares concelhias, em prol dos utilizadores das BE.
De facto, o GTBEC fica a dever a sua existência à enorme vontade de crescer em conjunto num projecto concebido como promoção integral do cidadão português.
No simples gesto do dar as mãos, os parceiros, desde cedo, decidiram tornar regra da parceria a PARTILHA, verdadeira imagem de marca do trabalho desenvolvido! Desde logo, o rumo a seguir era o mesmo – tornar a Biblioteca Escolar o pólo impulsionador das aprendizagens, a “pedra angular” da Escola!

Como evidenciaram os senhores Directores, nos últimos anos as Bibliotecas Escolares sofreram alterações qualitativas, desde logo visíveis pelos investimentos da RBE e dos Órgãos de Gestão nas mesmas, apetrechando-as com os melhores recursos disponíveis, materiais e humanos. Os Professores Bibliotecários têm desenvolvido um conjunto notável de iniciativas, desde a concepção de materiais de utilização diária nas BE, à reformulação / produção de documentos estruturantes das BE - Manual de Procedimentos, Política de Constituição e Desenvolvimento da Colecção, Regulamento/Regimento Interno das BE, Plano de Acção e de Actividades, Projectos comuns, sendo de destacar a realização da Feira do Livro Chaves 2011. As BE têm conquistado um público cada vez mais fiel e heterogéneo e isto é visível no número de utilizadores e nas sondagens de opinião – o espaço das BE é um espaço apetecível e promotor de aprendizagens de qualidade!

Os desafios, os olhares, as ânsias, os temores, os caminhos partilhados tornam aliciantes as expectativas de um futuro melhor. Esta dimensão foi corroborada pela pessoa que segue de perto o desenrolar dos projectos / propostas de actividades – a Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Dr.ª Maritza Dias. Mais referiu que a dinâmica existente no GTBEC é contagiante e provocante pois impele para um “sempre mais” na acção… o céu é o limite! Ressalta a certeza de que não existe um grupo de elementos que trabalham em conjunto mas uma equipa que “sonha e avança”, tendo a esperança e a determinação como leitmotiv da acção."



Biodiversidade em Trás-os-Montes

De 9 12 de Maio o Espaço-Arte apresentou uma  exposição sobre a Biodiversidade em Trás-os-Montes, realizada para comemorar o Ano Internacional da Biodiversidade em 2010 e expor as políticas europeias de conservação da natureza e de desenvolvimento rural.  Esta exposição itinerante foi cedida pelo Instituto politécnico de Bragança, a pedido do professor Rui Sousa.


Ver mais fotos aqui

domingo, 15 de maio de 2011

Obras de requalificação - Abril 2011 (1ª fase - deitar abaixo!)

Como diz a professora Lília, parece que passou por aqui uma bomba "antónia"!
As fotos são da autoria de Zélia Neves.


quarta-feira, 11 de maio de 2011

Feira do Livro - Testemunho de Rui Sousa



Uma iniciativa louvável que presenciei com muito gosto na qualidade de autor convidado.
É de salientar o magnífico trabalho organizativo e todo o cuidado no tratamento de excepção com que os presentes foram agraciados.
Porquê ler? Creio que não seria capaz de redigir uma única linha sem a influência de todos aqueles que povoam a minha biblioteca. Refiro-me aos autores e à provável intenção que lhes atribuo e, se não se passou assim, fiquei certamente a lucrar com o esforço imaginativo. Seja como for, na leitura nada se perde. Com os livros conhecemos o mundo, o interior, mas também o exterior, em combinações que ultrapassam as fronteiras políticas e ideológicas.
Termino esta breve nota com um agradecimento especial ao Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares do Concelho de Chaves, pelo empenho demonstrado, que revela bem o esforço docente no cumprimento da sua função social sem necessidade de medalhas ou outras propaladas evidências.  

RUI SOUSA