quarta-feira, 11 de maio de 2011

Feira do Livro - Testemunho de Rui Sousa



Uma iniciativa louvável que presenciei com muito gosto na qualidade de autor convidado.
É de salientar o magnífico trabalho organizativo e todo o cuidado no tratamento de excepção com que os presentes foram agraciados.
Porquê ler? Creio que não seria capaz de redigir uma única linha sem a influência de todos aqueles que povoam a minha biblioteca. Refiro-me aos autores e à provável intenção que lhes atribuo e, se não se passou assim, fiquei certamente a lucrar com o esforço imaginativo. Seja como for, na leitura nada se perde. Com os livros conhecemos o mundo, o interior, mas também o exterior, em combinações que ultrapassam as fronteiras políticas e ideológicas.
Termino esta breve nota com um agradecimento especial ao Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares do Concelho de Chaves, pelo empenho demonstrado, que revela bem o esforço docente no cumprimento da sua função social sem necessidade de medalhas ou outras propaladas evidências.  

RUI SOUSA 

domingo, 8 de maio de 2011

Fase Distrital do CNL na RTP1

Na passada sexta-feira, no programa da tarde, a RTP1 passou a reportagem prova distrital do Concurso Nacional de Leitura, realizada em Vila Real a 29 de Abril de 2011.

Veja um excerto dessa reportagem:



sexta-feira, 6 de maio de 2011

Avaliação da Biblioteca Escolar

A avaliação da biblioteca escolar é realizada anualmente segundo um modelo (MABE) disponibilizado pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), que foi apresentado em Conselho Pedagógico e reuniões de Departamento no início do ano letivo passado, tendo-se então escolhido o "Domínio B - Leitura e Literacia" para avaliação nesse primeiro ano de aplicação. O resultado dessa avaliação foi apresentado à escola, através do Conselho Pedagógico.

Neste ano letivo o domínio seleccionado para avaliação foi o "Domínio C - Projetos, parcerias e atividades livres de abertura à comunidade" e durante as próximas duas semanas, com a colaboração dos diretores de turma, decorrerá o preenchimento dos inquéritos  por alunos e encarregados de educação. 

Agradecemos desde já a colaboração de todos e relembramos os fundamentos e organização do modelo, disponibilizando aqui a apresentação elaborada no ano passado. 

A RBE disponibiliza um conjunto alargado de recursos educativos, em linha, com o objectivo de apoiar as actividades a realizar pela biblioteca, pelos professores e alunos, na escola ou no domicílio.
Os recursos estão organizados por temas, o que te facilita o teu trabalho de pesquisa. Podes aceder a esta lista de recursos através do link  RECURSOS EDUCATIVOS EM LINHA ou através do link  Diigo que encontras neste blog.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Dia 2 de Maio - Aniversário da Escola

No dia 2 de Maio de 2011, comemorou-se o 92º aniversário da Escola Dr. Júlio Martins. Na sessão comemorativa discursaram o Sr. Director da Escola, o Sr. Representante dos Pais e Encarregados de Educação e a Sª Presidente do Conselho Geral. Em seguida, foram agraciados vários professores e funcionários com medalhas atribuídas por tempo de serviço prestado. A Assembleia foi surpreendida pela irrupção do grupo coral da Escola que simpaticamente decidiu honrar os homenageados.





quarta-feira, 4 de maio de 2011

Novidade nos livros digitais


Eis um novo conceito, desenvolvido pela Leo Burnett para a LeYa: livros de ficção adaptados para o Facebook. «Os leitores poderão acompanhar o narrador de forma interactiva, mas não através de opiniões e evitando que alguém revele mais do que deve ser contado. Para cada personagem criámos um perfil no Facebook. Os diálogos entre as personagens são colocados em posts nos seus murais, sendo também utilizados links para ajudar a pôr o leitor ainda mais “dentro” da história. Por exemplo, se uma personagem visita um lugar, o link para este sítio no Google Street View é colocado junto ao texto, para que o leitor possa estar lá também. Se uma música é tocada na história, é colocado um link para o vídeo da canção no YouTube junto ao trecho do livro que cita a música.»



O primeiro livro adaptado é o romance O Bom Inverno, de João Tordo (Dom Quixote).

domingo, 1 de maio de 2011

Dia do Trabalhador

Uma forma talvez um pouco diferente de assinalar o dia 1º Maio, Dia do Trabalhador. Mas a música e as grandes obras também nos fazem pensar sobre a razão das coisas.

Neste vídeo podemos ver uma interpretação do "Coro dos Escravos", da ópera Nabucco, de Verdi.


Dia da Mãe

Joaquim PESSOA, in 125 POEMAS ‘, O POUCO É PARA ONTEM’, Litexa Editora
Ilustração de Duy Huy
ONDE ESTÁ A MÃE?

A Mãe está onde está a camisa púrpura

e onde a tempestade sacode a espuma dos gerânios.

Onde se apagou a lareira e esse fogo bom

na parede dos ossos. Está no musgo que cresce

nos velhos pinheiros de onde a noite pende.

A mãe está nas arestas do corpo onde

o toiro respira e se espreguiça a andorinha.

Onde a ansiedade apoquenta, onde resvala

o coração sujo de melancolia, negro,

negro como o motor de um corvo. Está

no Livro da Morfina, nos tocadores de viola

com grandes pés de anjo e nos operários construindo

paredes de lume em andaimes de cinza.

A Mãe está onde o moínho escondido

trabalha no peito com a roda do olhar.

Onde ainda arde a madeira verde das estrelas.

Onde o tiro parte e se agita o vento. A Mãe

está na noite que vaza as veias por uma ferida

no ventre. No parto dos pássaros. No som

dos ossos quando partem. A Mãe está nua

interrogando-se como um navegador sem sexo

onde o cão lambe o medo desses peixes azuis.

Na insatisfação e no martírio de uma água inteira.

Nas margens da minha cabeça. No aroma fixo

dos espelhos. A Mãe está na viagem das semanas.

No pólen e na rede. Na pedra parada. Na pedra que voa.

Está na paixão dos olhos. Nos bosques do sangue, nas

clareiras do sangue, na chuva em catedral.

A Mãe está no crime dos heróis. Nos joelhos

do rio. Na cama, na doce cama dos salgueiros.

Nos riachos do orvalho. No lume da cebola.

A Mãe está nos ombros de cada um dos meus instantes.

Onde a emoção se diz e se suspende. Onde

a noite e a língua se observam. Onde nascem

equilíbrios. Onde os crânios e as lâmpadas arriscam.

A Mãe está nos pulmões do meu abismo. Está

no lenço rasgado das roseiras. E na ira do frio.

No chicote das palavras. No silvo. No sítio

do poema. Onde tudo é brusco e arde. Aí,

nessa carne da dúvida, sem dúvida, está a Mãe.

Ilustração de Duy Huynh

sábado, 30 de abril de 2011

29 de Abril - Prova Distrital do Concurso Nacional de Leitura




A Adília Nunes (12ºA), a Ana Catarina Souto (10ºA), o António Leonardo (12ºC) e a Soraia Turicas (7ºB) representaram a Escola na prova da Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura, realizada no dia 29 de Abril na Biblioteca Municipal de Vila Real. 

Este concurso, promovido pelo PNL, em colaboração com a RBE e as Bibliotecas Municipais, envolveu  a participação de 25 000 jovens de todas as escolas do país, tendo sido realizadas provas de selecção em todas as escolas participantes.

Na segunda fase, foram realizadas provas de selecção em todos os distritos, tendo este ano cabido à Biblioteca Municipal de Vila Real a organização da mesma. Os participantes de Chaves, em mais uma manifestação de cooperação e trabalho de equipa, lá seguiram no autocarro alugado pelas Direcções das escolas.

Tal como o ano passado em Chaves, também este ano alunos e professores acompanhantes passaram uma tarde agradável de convívio e ... alguns nervos. Depois da prova escrita , foram anunciados os 12 alunos (6 de cada ciclo de ensino) que passaram à prova oral. Para nossa grande alegria estavam apuradas duas alunas de Chaves: A Ana Catarina, da ESJM e a Joana, da ESFM, que, com muito à vontade e conhecimento de causa, responderam a duas perguntas do júri sobre as obras lidas.

Seguiram-se alguns momentos de boa disposição no lanche servido ao som dos Dixcartável (banda de jazz dixieland) a tocar ao vivo e chegou o momento de saber quais seriam os alunos seleccionados para a Final, a realizar em Lisboa neste mês de Maio.

Infelizmente, nem a Catarina nem a Joana foram apuradas mas, como foi referido pelos organizadores, todos os alunos que chegaram às provas distritais são já vencedores.  Nós vamos mais longe: todos os alunos que participaram são vencedores... porque gostam de ler!


sexta-feira, 29 de abril de 2011

Dia Internacional da Dança e Fase Distrital do CNL

Porque hoje é o Dia Internacional da Dança, colocamos este belíssimo filme/documentário. Esperamos que gostem.



Também foi hoje que se realizou a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura, em que fomos brilhantemente representados pelos alunos: Ana Catarina Souto, Adília nunes, António Leonardo (Secundário) e Soraia Turicas. Mas essa reportagem publicamos mais tarde, ok?

quinta-feira, 28 de abril de 2011

"A nossa vez" - Hugo Penedones

Muitos de nós (professores e funcionários) ainda se lembram do Hugo Penedones, aluno da nossa escola, que terá terminado o 12º ano em 2000, se não me engano. Aliás, houve dois Penedones inesquecíveis, o João e o Hugo, não por serem filhos da professora Celestina, mas por serem dois dos mais brilhantes alunos que por aqui passaram, não só a nível académico mas também humano. Ambos seguiram carreiras de sucesso e, mais dia menos dia, vamos ter de os desafiar a virem cá contar-nos as suas experiências de vida...
É um desafio que vos faço também a todos, actuais alunos e professores: Se gostavam de ter aqui, de vez em quando, antigos alunos à conversa sobre como foi a sua vida depois da escola, façam-nos chegar essa informação através de comentários a este "post". Combinado?
Entretanto, o Hugo publicou um livro e, de uma forma muito especial, disponibiliza-o gratuitamente em formato digital. A razão porque o fez podem encontrá-la mais abaixo, na transcrição da mensagem do autor. O livro, esse, podem encontrá-lo aqui ou na barra lateral direita deste blogue, na secção de E-Books. É mais um contributo para conhecer a visão de uma geração que se diz "à rasca". Uns mais do que outros. O livro, eu recomendo.

Mariana Mesquita Oliveira               

         Mensagem do autor

"Não quis que as pessoas tivessem de pagar só para conhecerem a minha visão do mundo. Por essa razão, disponibilizei as versões digitais deste livro de forma gratuita.
Se quiser premiar e incentivar o autor, pode fazê-lo através de donativos.
No entanto, se estiver a hesitar entre doar dinheiro ou participar mais na democracia, escolha a segunda opção. Fico-lhe mais agradecido!"

segunda-feira, 25 de abril de 2011

O 25 de Abril visto por alunos do 5ºano.

A Revolução dos cravos desde os seus antecedentes até ao pós-25 de Abril, num trabalho realizado no âmbito de Área Projecto pelo 5ºB da EB 2,3 D.Fernando II.