segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Este pequeno filme conta-nos a história de um decepcionante ano na vida de um livro. Embora os livros sejam às vezes os nossos bens mais valiosos, é notável com que facilidade são muitas vezes esquecidos, maltratados e até perdidos.

Cuidem dos vossos livros, dos livros que vos emprestam, dos que requisitam na biblioteca e ..., com um pouco de generosidade, partilhem-nos! (Não esqueçam a actividade de Bookcrossing da BE)


The Diary of a Disappointed Book from Studiocanoe on Vimeo.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Concursos para alunos de Espanhol

Enviem as vossas propostas até ao dia 7 de Fevereiro de 2011

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA EMBAIXADA DE ESPANHA - CENTRO DE RECURSOS



Procura o regulamento na BE ou clica aqui

Podes ainda aceder ao site: http://www.educacion.es/pt

sábado, 15 de janeiro de 2011

Vitrina e Espaço-Arte

Encontram-se em exposição na Vitrina da biblioteca textos e objectos relacionados com vários acontecimentos passados que ocorreram no mês de Janeiro, envolvendo figuras de relevo que vão desde Eusébio a Tim Tim, passando por Rafael Bordalo Pinheiro e Virginia Woolf, entre outros. 


Para ver mais fotografias clique aqui ou no separador Vitrina.


Também pode passar pelo Espaço-Arte e ver os trabalhos dos alunos de 9º ano, realizados no âmbito da disciplina de Matemática. Parabéns aos alunos e professores!


Para ver mais fotografias clique aqui ou no separador Espaço-Arte




sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Esta semana na BE....

Na segunda-feira, dia 10 de Janeiro, o 7ºA, depois de uma sessão de apresentação do modelo de pesquisa Big6, realizou uma visita à biblioteca de modo a conhecer melhor a sua organização e assim poder localizar mais facilmente a informação. A sessão e a visita foram dinamizadas pela professora bibliotecária e os alunos foram acompanhados pela professora de Inglês.


Na terça-feira foi o dia da professora Isabel Cristina levar os alunos do 10ºH a realizar um trabalho de pesquisa na biblioteca. Vejam como estão concentrados a receber as instruções:

Quem também anda sempre por lá é o professor Paulo, de Economia, com as suas turmas...

E muitos, muitos alunos a pesquisar nos livros ou na Internet...



Outros divertiram-se e exercitaram o raciocínio a jogar xadrez, acompanhados pelo professor Luís Geraldes...

Concursos Literários

Informação aos Alunos

Concurso Nacional de Poesia


Lembramos a todos os alunos que a entrega de poemas para o Concurso Nacional de Poesia (Faça lá um poema) termina a 28 de Janeiro.

Entrega os teus poemas na biblioteca, em formato digital, o mais depressa possível.

Apenas o poema seleccionado pela equipa da biblioteca escolar será enviado para a fase distrital mas a escola atribuirá prémios aos três melhor classificados e todos os poemas entregues serão publicados na colectânea “A poesia é nossa” (ebook), no final do ano.


Concurso Literário do RI 19 (Modalidade: Conto)

O Regimento de Infantaria 19, de Chaves, está a promover um concurso literário subordinado ao tema “Chaves e a consolidação da República” na modalidade de Conto. Os contos deverão conter entre duas e cinco páginas A4, tipo de letra Times New Roman, tamanho 12, com um espaçamento entre linhas de 1,5.
Podem concorrer os alunos do Ensino Secundário de todas as escolas da cidade e os prémios serão divulgados oportunamente.
A data limite para a entrega dos vossos contos na biblioteca é 2 de Março.
Dado que muitos de vocês abordaram este tema na Área de Projecto de 9º ano, terão com certeza a tarefa facilitada e poderão dar asas à vossa imaginação e criatividade e, quem sabe, abrir algumas portas para o futuro.
Para consultar o regulamento clique aqui



segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Reabertura do Gabinete de Atendimento ao Aluno


No âmbito da parceria com os Centros de Saúde vai ser retomado na escola o “Gabinete de Atendimento ao Aluno” que, em colaboração com os Serviços de Psicologia e Orientação, prosseguirá os seguintes objectivos:
·         Promover o desenvolvimento harmonioso dos alunos a todos os níveis, assim como a sua plena integração na escola;
·         Aconselhar os alunos sobre aspectos relacionados com a sua saúde em geral e, se necessário, providenciar um acompanhamento médico mais específico.
·         Colaborar, na medida do possível, no desenvolvimento de projectos ligados à saúde escolar.

Este apoio será assegurado por enfermeiras do Centro de Saúde nº 1 a todos os alunos que procurem este serviço. Estará disponível às quartas-feiras entre as 14.10h e as 15h e sextas-feiras entre as 9.30h e as 11.00h. Este serviço estará disponível a partir do dia 14 de Janeiro (6ª- feira) no gabinete médico (sala 1.13).
Lembra-se que os técnicos de saúde envolvidos estão obrigados ao sigilo profissional.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Sugestão de Leitura

O Rastro do Jaguar
de Murilo Carvalho
Prémio Leya 2008

Sinopse
Estamos no virar do século XIX em Congonhas do Campo. Pereira, um antigo jornalista de origem portuguesa, revisita as suas memórias, que percorrem todo o conturbado período da segunda metade do século. Através do relato da sua viagem, Pereira, que deixara Paris com o seu grande amigo e companheiro Pierre, leva-nos a conhecer o Brasil em guerra com o vizinho Paraguai, no período mais decisivo da sua história. Uma guerra sangrenta que o Brasil trava ao lado da Argentina e do Uruguai e que, para Pereira e Pierre, será o momento decisivo das suas vidas. É também a guerra pelo espaço vital das populações índias que, humilhadas pela acomodação forçada às regras e vivências dos colonos, tentam recuperar a sua Terra Mítica onde o Mal não existe. É ainda a guerra travada por Pierre para se definir a si mesmo: índio, como o seu povo, ou europeu, tal como foi criado?

Ler mais aqui

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Poema de Janeiro


 O Sonho

Pelo Sonho é que vamos,
comovidos e mudos.
Chegamos? Não chegamos?
Haja ou não haja frutos,
pelo Sonho é que vamos.

Basta a fé no que temos.
Basta a esperança naquilo
que talvez não teremos.
Basta que a alma demos,
com a mesma alegria,
ao que desconhecemos
e ao que é do dia-a-dia.

Chegamos? Não chegamos?

- Partimos. Vamos. Somos.


Sebastião da Gama, Pelo sonho é que vamos

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

2010 em revista

O ano de 2010 está a terminar, com tudo o que de bom e de menos bom nos trouxe.
O nosso maior desejo para todos é que o novo ano de 2011 seja pleno de coisas boas: paz, felicidade, saúde, realizações pessoais, académicas e profissionais.

Feliz Ano Novo!