domingo, 9 de outubro de 2011

7 de outubro - Palestra com o doutor João Penedones


O João Penedones veio para a Escola Secundária Dr. Júlio Martins em 1992. Um rapaz tímido mas muito curioso. Nunca quis dar nas vistas. Amigo de todos, foi o aluno brilhante que nunca suscitou a inveja ou o gozo dos colegas. Nunca foi “marrão” mas hoje sabe que nada se consegue sem trabalho, muito trabalho. Apaixonou-se pela Física depois de ler um livro. Em 1998 terminou o 12º ano, vários vintes nos exames nacionais. Ninguém se admirou. A escola suspirou de satisfação, tinha cumprido a sua missão. O João ia poder ser o que quisesse.

E o João quis ir estudar Física (não, não quis ir para medicina…), perante as suspeitas de alguns de que poderia ser um grande desperdício. Afinal, Física, isso ia dar para quê? Mas o João seguiu o seu sonho. Fez o curso na universidade do Porto, seguiu-se o mestrado em Inglaterra, o doutoramento novamente no Porto e dois pós-doutoramentos, um nos Estados Unidos e outro no Canadá. Agora está de volta à sua Universidade onde faz investigação em Física Teórica na área de Teoria de Cordas. É um investigador conceituado, com vários estudos publicados e palestras realizadas um pouco por todo o mundo.

Na sexta-feira passada, dia 7 de outubro, o João esteve na escola a contar a sua experiência de vida aos alunos dos cursos de ensino secundário para prosseguimento de estudos. A generosidade, simplicidade e clareza com que o fez só poderia surpreender quem não o conhece. A mensagem que deixou aos atuais alunos é a imagem da contemporaneidade e das competências necessárias para enfrentar a sociedade da globalização e do conhecimento.

 Em síntese, deixou algumas sugestões e conselhos: fazer aquilo de que se gosta, aprender com os melhores, apostar na autoformação, conseguir ultrapassar as dificuldades, fazer perguntas sempre que não se compreende alguma coisa para avançar mais rapidamente, não ter medo de arriscar, desfazer alguns mitos (a matemática é fácil!), desligar a televisão (há um mundo de coisas interessantes para ver na internet), aprender inglês e viajar (aproveitar o InterRail, programas de intercâmbio e voluntariado).

Ficou uma promessa: voltar à escola para fazer uma palestra no âmbito da sua área técnica, a Teoria de Cordas.

Ver aqui a apresentação que o João utilizou na palestra.

3 comentários:

  1. Parabéns ao João, que nos soube transmitir o essencial sobre o modo como podemos enfrentar os nossos desafios.

    ResponderEliminar
  2. João: Estou muito contente por saber do teu percurso e que voltaste à nossa Escola, agora não como aluno mas como conferencista e impulsionador da gente nova no caminho da Cultura e do Progresso. Tenho pena de não ter podido estar contigo e queria dizer-te que tenho muito orgulho por ter sido tua professora de Inglês, disciplina a que dás tanto interesse, assim como de outros teus colegas que, como tu, faziam prever um caminho cheio de sucesso, como tu estás a provar que conseguiste alcançar.
    Parabéns e boa sorte. Um abraço,
    Ana Maria Guimarães

    ResponderEliminar
  3. Parabéns João!!! Pelo que acabei de ler... correu mesmo bem! É claro que a tua madrinha não esperava outra coisa!!! Podemos comemorar com mais um jantarinho? Beijinhos

    ResponderEliminar